Mortes no Jacarezinho: Movimento negro convoca manifestações em 21 capitais
A Coalizão Negra por Direitos, que reúne diversas entidades do movimento negro de todo o país, convocou para amanhã uma série de manifestações pelo país contra a ação policial que terminou com a morte de 28 pessoas na favela do Jacarezinho —27 civis e um policial estão entre as vítimas.
As manifestações devem acontecer em, ao menos, 21 capitais, em diferentes horários. No Rio de Janeiro, o ato está marcado para às 17h na Candelária. Em São Paulo, os manifestantes devem se reunir no vão livres do Masp (Museu de Arte de São Paulo), na avenida Paulista.
Com o lema "Nem bala, nem fome e nem covid, o povo negro quer viver", os atos também pedem o fim do genocídio da população negra e o controle social das atuações das polícias, de acordo com divulgação feita no Instagram da coalizão.
"Convocamos os setores da sociedade brasileira que não aceitam a barbárie e o genocídio imposto pelos governos milicianos que dirigem o país e diversos estados, para se unir à Coalizão Negra Por Direitos, na próxima quinta-feira, dia 13 de maio, marca histórica da abolição inacabada, em manifestações por todo país", diz uma publicação.
O 13 de maio é a data em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888, que aboliu a escravidão no Brasil.
Na divulgação, os organizadores das manifestações pedem para que as pessoas compareçam com máscaras no rosto, tragam álcool em gel e mantenham distanciamento seguro de outros participantes.
Veja as cidades com atos convocados para amanhã:
- Aracaju
- Belém
- Brasília
- Belo Horizonte
- Cuiabá
- Curitiba
- Fortaleza
- Goiânia
- João Pessoa
- Macapá
- Maceió
- Manaus
- Natal
- Porto Alegre
- Recife
- Rio Branco
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Paulo
- Teresina
- Vitória
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.