Topo

Esse conteúdo é antigo

Suspeito de roubar 700 kg de ouro no aeroporto de Guarulhos é preso em AL

Colete encontrado durante operação da PF em Anadia (AL) - Divulgação/PF-AL
Colete encontrado durante operação da PF em Anadia (AL) Imagem: Divulgação/PF-AL

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

08/09/2021 12h16Atualizada em 09/09/2021 08h40

Um dos acusados do assalto de 743 kg de ouro do aeroporto de Guarulhos (SP) foi preso hoje, em ação da PF (Polícia Federal) na zona rural Anadia (zona da mata), em Alagoas. O crime aconteceu em julho de 2019, quando um grupo de falsos policiais roubou o metal, avaliado em R$ 110 milhões.

O suspeito, que não teve o nome revelado, tinha dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 2ª Vara Federal de Guarulhos. Ainda foi cumprida um outra ordem judicial: um mandado busca e apreensão expedido pela 17ª Vara Criminal de Maceió.

O homem estava escondido em um povoado chamado Tapera, na zona rural da pequena cidade de Anadia.

A PF informou que o homem preso era um dos criminosos mais procurados da Justiça paulista e que responde por dois crimes de tráfico internacional de entorpecentes. Segundo a PF, a operação ocorreu em ação conjunta com o MP-AL (Ministério Público de Alagoas) e com o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), da Polícia Militar.

Suspeito de participação no roubo de ouro no terminal de cargas do aeroporto de Guarulhos, o homem ordenava malas nas esteiras do aeroporto de Guarulhos como auxiliar de rampa por uma empresa especializada em serviços de apoio ao transporte aéreo e tinha credencial de acesso ao aeroporto válida até 31 de dezembro de 2021, informou a polícia.

Ainda segundo a PF, ele já foi submetido a exame de corpo de delito e encaminhado para o Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano (AL), onde permanecerá à disposição da Justiça.

Carro clonado da PF encontrado na zona leste de SP depois de ter sido utilizado para roubar ouro no aeroporto de Cumbica - 25.jul.2019 - Divulgação/PRF - 25.jul.2019 - Divulgação/PRF
Carro clonado da PF encontrado na zona leste de SP depois de ter sido utilizado para roubar ouro no aeroporto de Cumbica
Imagem: 25.jul.2019 - Divulgação/PRF

O crime

Para praticar o crime no aeroporto de Guarulhos, no dia 25 de julho de 2019, os criminosos clonaram dois carros da PF, entraram no terminal de cargas e roubaram 743 kg de ouro que estavam em um carro-forte dentro do local. Não houve troca de tiros e ninguém ficou ferido.

Oito criminosos entraram no terminal munidos de fuzis, carabinas, pistolas, coletes à prova de balas e balaclavas. Eles ameaçaram os funcionários - fazendo um segurança refém - e anunciaram o assalto. O refém foi liberado ao fim do crime.

Em março, a Justiça condenou seis homens acusados do roubo. A sentença foi dada pelo juiz Gilberto Azevedo de Moraes Costa, da 6ª Vara Criminal de Guarulhos, e as penas impostas aos réus variam de 24 anos e dois meses a 43 anos e dois meses de prisão.

Confira imagens da ação ocorrida em 2019: