Topo

Esse conteúdo é antigo

Adolescente manda mensagem a professor relatando estupro pelo pai em SP

menina violência estupro de vulnerável - Getty Images/iStockphoto
menina violência estupro de vulnerável Imagem: Getty Images/iStockphoto

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

15/12/2021 20h55Atualizada em 16/12/2021 09h44

Uma menina de 12 anos conseguiu pedir ajuda, por mensagem de celular, a um professor de sua escola, relatando uma série de estupros praticadas pelo próprio pai dela, em Sorocaba, no interior de São Paulo. O homem, um açougueiro de 35 anos, foi denunciado à polícia e acabou preso na noite da última segunda-feira (13), mas já foi posto em liberdade.

Segundo o boletim de ocorrência, dois professores relataram que, após não ter ido à escola naquele dia, a aluna mandou mensagens pelo WhatsApp a um dos docentes e relatou estar sendo abusada sexualmente pelo pai há cerca de três meses. Na conversa, a garota contou que havia sido proibida pelo homem de ir à aula e que ele havia a estuprado.

O UOL teve acesso à cópia das mensagens entre a garota e o professor. Na conversa, ela relata que foi abusada pelo pai seis vezes e que a última teria acontecido naquela tarde. "Desde que a gente conversou naquele dia já aumentou o número, seis vezes", diz a menina que, em seguida, pede sigilo ao professor.

"Não deixa ele te tocar", responde o docente. "Eu disse não, mas ele continuou. Eu estou muito mal com tudo o que está acontecendo comigo. Eu tenho desânimo de tudo. Nem me alimentar mais eu quero", desabafa a garota. O profissional pede que ela conte a situação à mãe e chame a polícia.

Após a conversa, dois professores foram até o endereço da menina. Quando estavam chegando na residência, viram uma viatura da Polícia Militar que fazia patrulhamento, e pediram ajuda aos policiais, que foram até a casa da família.

No imóvel, os PMs foram atendidos pelo pai da garota. Ao notar que os professores estavam no local, a garota saiu correndo e chorando de dentro da casa e abraçou um dos docentes. A menina reafirmou as violências sexuais sofridas pelo pai.

Questionado sobre os abusos, o açougueiro negou o crime. Ele resistiu à prisão e precisou ser algemado. O homem foi preso e levado para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde o caso foi registrado como estupro de vulnerável.

O Conselho Tutelar de Sorocaba foi acionado e está acompanhando o caso. A mãe da criança, que estava no trabalho, foi avisada pela polícia sobre o ocorrido. A menina foi levada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), para a realização de exames.

Liberdade

O açougueiro foi preso em flagrante na segunda-feira pela Polícia Civil. No entanto, no dia seguinte, foi liberado durante a audiência de custódia, já que, em um primeiro momento, o laudo sobre os abusos foi inconclusivo. Por não ter passagens pela polícia, o juiz optou pela soltura dele, porém uma medida protetiva foi expedida e ele não pode se aproximar da filha.

Também foi coletado material genético para pesquisa de espermatozoide. O laudo deve ficar pronto em 30 dias.

A reportagem do UOL não conseguiu contato com o açougueiro e não obteve informações sobre sua representação legal. Já a mãe da menina disse que prefere não comentar o assunto.