Foco é salvar as vidas das pessoas, diz prefeito de Ilhéus sobre chuvas
O prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre (PSD), disse ontem, em entrevista à CNN, que a prioridade no momento é salvar as vidas das pessoas afetadas pelas fortes chuvas que castigam a Bahia.
Segundo balanço da Defesa Civil divulgado ontem, cerca de 430 mil pessoas foram afetadas e 58 cidades ficaram debaixo d'água. O estado contabiliza 18 mortos, 286 pessoas feridas e dois desaparecimentos em decorrência das enchentes.
"Nesse primeiro momento, o [foco] é salvar as vidas das pessoas, cuidar da nossa gente. Hoje [ontem], por exemplo, a chuva reduziu um pouco, esperamos com Deus que a gente possa reduzir completamente essa chuva para tratar da reconstrução da cidade", disse.
Uma base de apoio às vítimas das chuvas foi montada na cidade, que fica no sul do estado.
De acordo com ele, os hotéis e pousadas da cidade, que atraem turistas no final do ano, já estavam com 100% de lotação desde outubro. Segundo o prefeito, no entanto, a recomendação para os turistas é a mesma dada para os moradores: ter cuidado e não ir em lugares alagados.
A Bahia também registra 16 mil pessoas desabrigadas e outras 19.580 desalojadas, de acordo com informações repassadas pelos municípios e consolidadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia.
O governador Rui Costa (PT) classificou a situação como "assustadora".
"É uma tragédia gigantesca, não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador pelo número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo de água", disse, em vídeo postado em sua conta no Twitter.
Resgate com caiaque
Pacientes e trabalhadores do Hospital Regional do Cacau, em Ilhéus, precisaram ser transportados com auxílio do Corpo de Bombeiros, devido ao alagamento no acesso à unidade, que foi causado pelas chuvas.
O soldado do Corpo de Bombeiros Bruno Braz, mergulhador de segurança pública, contou ao UOL que foi necessário fazer o transporte de pessoas com fraturas e AVC, para que tivessem atendimento na unidade médica.
Os bombeiros também precisaram socorrer pessoas que estavam em suas casas, em várias localidades da cidade de Ilhéus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.