Topo

Quase 10 mil deixam suas casas em 24 horas por causa das chuvas em Minas

Vista aérea da barragem do Carioca, na cidade de Pará de Minas, no interior do estado de Minas Gerais - Eduardo Anizelli/Folhapress
Vista aérea da barragem do Carioca, na cidade de Pará de Minas, no interior do estado de Minas Gerais Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 09h36

Nas últimas 24 horas —entre ontem (13) e hoje (14)—, 9.740 pessoas precisaram deixar suas casas em razão das chuvas que atingem Minas Gerais. Vinte e cinco pessoas morreram no estado em decorrência das chuvas desde o início do período com mais precipitações, em outubro —nesse cálculo, entretanto, não entram as dez pessoas que perderam suas vidas depois que uma rocha caiu de um paredão em um cânion em Capitólio.

Balanço divulgado pela Defesa Civil mineira informa ainda que o número de cidades em situação de emergência devido aos temporais subiu para 376. O número corresponde a 44% de todo o estado, que possui 853 municípios.

Segundo o órgão estadual, 9.323 pessoas ficaram desalojadas de ontem para hoje: agora, 35.815 pessoas precisaram sair de suas casas, mas não tiveram a residência destruída e estão abrigadas com a ajuda de parentes ou amigos.

Outras 417 pessoas ficaram desabrigadas no último dia —totalizando 4.464 que precisam de assistência do governo para moradia temporária em abrigos.

Desde outubro, a Defesa Civil contabiliza 25 mortos em razão das enchentes em 18 cidades:

Uberaba - 1 morto
Coronel Fabriciano - 1 morto
Nova Serrana - 1 morto
Engenheiro Caldas - 1 morto
Pescador - 1 morto
Montes Claros - 1 morto
Betim - 1 morto
Belo Horizonte - 1 morto
Dores de Guanhães - 2 mortos
São Gonçalo do Rio Abaixo - 1 morto
Ervália - 1 morto
Caratinga - 2 mortos
Brumadinho - 5 mortos
Ouro Preto - 1 morto
Perdigão - 2 mortos
Santana do Riacho - 1 morto
Contagem - 1 morto
Claro dos Poções - 1 morto

Os óbitos "decorrentes do acidente em Capitólio não são computados no balanço do período chuvoso até o encerramento das investigações", afirma a Defesa Civil.

Ajuda humanitária

A lista de 376 cidades em situação de emergência inclui a capital, Belo Horizonte, Nova Lima, Betim, Montes Claros, Governador Valadares, Caratinga, Teófilo Otoni e Pará de Minas —que lançou um alerta pedindo a moradores para deixarem as suas casas devido ao risco de rompimento de uma barragem—, dentre outras.

Até o momento, segundo o governo, mais de 36 mil itens de ajuda humanitária foram entregues aos municípios nas regiões atingidas: 11.820 cestas básicas, 4.157 colchões, 10.125 kits limpeza e 10.555 kits higiene.

Os estragos da chuva

As chuvas que atingem Minas desde o fim de dezembro, deixando diversas cidades com cheias, se intensificaram no segundo fim de semana de janeiro. A força das águas resultou em mortes, moradores ilhados, pontes danificadas e barragem com risco de rompimento iminente. A previsão indica que as chuvas persistirão ao longo desta semana.

O caso mais grave aconteceu em Capitólio, no sudoeste de Minas Gerais. Lá, dez pessoas morreram e outras 30 ficaram feridas após uma rocha de um cânion desabar durante um passeio de lanchas.

No sábado, cerca de duas horas antes do desabamento, a Defesa Civil de Minas Gerais havia emitido um alerta para chuvas intensas na região com possibilidade de "cabeça d'água".

Pelo menos quatro acidentes, com 13 mortos e seis feridos, ocorreram em rios e cachoeiras do sudoeste de Minas Gerais —onde fica Capitólio— nos últimos cinco anos, segundo levantamento do UOL. Especialistas alertam para a necessidade de monitoramento e fiscalização em áreas turísticas semelhantes no país.

Zema pede suspensão de tarifa na conta de luz

O governador Romeu Zema (Novo) pediu à gestão de Jair Bolsonaro (PL) a suspensão da taxa extra na conta de luz para todo o Estado e afirmou que os mineiros "não podem ser penalizados" com o custo aplicado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

"Enviei ao ministro de Minas e Energia pedido de suspensão da Bandeira vermelha de Escassez Hídrica na conta de luz em nosso Estado", afirmou o governador no Twitter. "Neste momento de recuperação econômica dos efeitos da pandemia (...) a solidariedade com os mineiros é emergencial."

Não podemos ser penalizados com o custo determinado pela Câmara de Gestão Hidroenergética e aplicado pela Aneel."
Romeu Zema, em seu perfil no Twitter

O Ministério de Minas e Energia já havia informado que a bandeira tarifária de escassez hídrica —que acrescenta R$ 14,20 às contas de luz a cada 100 kWh consumidos— deve seguir em vigor até o fim de abril, mesmo após as fortes chuvas registradas nas últimas semanas e o consequente aumento no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas.