SP: Motorista que agrediu e arrastou idoso para fora de ônibus é demitido
O motorista que foi flagrado arrastando e jogando um idoso para fora de um ônibus em Campinas, no interior de São Paulo, foi demitido pela empresa Expresso Campibus, responsável pela linha em que o incidente foi registrado.
O caso aconteceu no sábado (22), mas as imagens da agressão começaram a ganhar projeção nas redes sociais ontem. Nelas, o condutor e o passageiro começam a discutir ainda com o veículo em movimento. Em certo momento, o agressor para o veículo, desfere ao menos três socos no idoso, e o retira à força do coletivo.
A identificação e demissão do motorista foram confirmadas ao UOL pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), responsável pela administração geral da rede de transportes. A companhia informou ainda que está trabalhando para localizar a vítima "para prestar o suporte necessário".
"O fato é extremamente grave e inadmissível. A Emdec não compactua com nenhum tipo de violência e essa não é a conduta que um motorista do transporte coletivo deve ter. Independente do que tenha motivado o início da discussão. A Emdec já apura o caso e acionou o departamento Jurídico para verificar quais medidas pode tomar em relação à empresa. A Emdec também faz gestão junto à empresa para que tome as providências cabíveis com o motorista", declarou a empresa em nota emitida horas antes do desligamento do funcionário.
Passageiro "chamou a atenção" do motorista
No vídeo gravado por uma testemunha, não é possível entender exatamente o teor da discussão entre o motorista e o passageiro, mas uma vendedora de 23 anos, que estava no coletivo e pediu para não ser identificada, contou ao UOL que o idoso — que aparentava ter cerca de 65 anos — estava "chamando a atenção" do condutor, que em um ponto anterior havia fechado a porta de saída rápido demais, prendendo uma passageira.
Segundo a jovem, o idoso parecia estar ligeiramente alterado, falando alto. Nas imagens que circulam nas redes sociais há uma intensa troca de ofensas, enquanto o veículo está em movimento.
Os xingamentos continuam, até que o motorista parte para cima do passageiro ao parar em um ponto da Avenida Senador Saraiva, desferindo ao menos três socos contra ele. Depois, o agressor retira o homem pela porta e o arrasta na calçada do ponto de ônibus. Na sequência, pega alguns pertences dele e joga em direção à rua.
Passageiros indignados também começaram a questionar o motorista. "Não deixa ele aí não, motorista!", grita uma mulher. Mas, apesar dos pedidos, a viagem continua e o vídeo é encerrado ali.
Não houve registro de boletim de ocorrência.
"A gente sabe que tem passageiro que às vezes passa do tom. Mas, nada justifica a agressão. Ainda mais que o motorista já tinha cometido um erro antes", finaliza a testemunha.
Sindicância é aberta para apurar caso
O SetCamp (Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas) informou em nota divulgada ontem que já começou a apuração do caso e abriu uma sindicância interna.
"Após a conclusão, que será feita de maneira célere, as providências cabíveis serão tomadas pois o sindicato não compactua com esse tipo de atitude. Inclusive, como a concessionária mantém um programa de reciclagem e treinamento para evitar esse tipo de situação, medidas enérgicas serão aplicadas", disse a entidade.
O UOL voltou a pedir posicionamento do sindicato na manhã de hoje, após confirmar a demissão do funcionário, mas ainda não teve retorno. Se houver, a matéria será atualizada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.