Topo

Prefeitura espera liberar pista local da marginal Tietê até 31 de março

Após a liberação do tráfego na pista central, há interdição apenas na pista local da marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, na altura do local das obras do metrô - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Após a liberação do tráfego na pista central, há interdição apenas na pista local da marginal Tietê, no sentido Ayrton Senna, na altura do local das obras do metrô Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

04/02/2022 09h42Atualizada em 04/02/2022 11h36

A Prefeitura de São Paulo informou hoje que espera liberar até 31 de março a pista local da marginal Tietê no trecho interditado em razão do acidente na obra da linha 6-laranja do metrô. A informação foi dada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), que esteve no local nesta manhã.

"Não tem uma previsão concreta da liberação da via local. Existe uma possibilidade de que até o dia 31 de março possa ser feita a liberação", disse Nunes. "Podendo ter alteração de data em decorrência da estabilidade do solo e do andamento das obras."

Apenas a pista local continua fechada para o trânsito no trecho próximo ao acidente. O bloqueio acontece na marginal Tietê no sentido da rodovia Ayrton Senna, em um trecho entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó. Ontem, os veículos puderam voltar a trafegar pela pista central.

Rodízio volta

O rodízio de veículos, suspenso até hoje por causa do acidente, volta a valer a partir de segunda-feira (7), quando estará liberada uma via alternativa preparada pela prefeitura para suprir a demanda da pista local da marginal no período da interdição.

O desvio seguirá o seguinte trajeto:

  • Da pista local, os veículos acessam a rua Cenno Sbrighi
  • Da Cenno Sbrighi, entram, à esquerda, na rua Aquinos
  • Seguem reto na rua Aquinos e passam por um trecho novo, feito dentro da área de três imóveis
  • Após esse trecho, os veículos podem acessar a marginal Tietê (pela avenida embaixador Macedo Soares) ou a rua Visconde de Nanique
imagem - Reprodução/Prefeitura de São Paulo - Reprodução/Prefeitura de São Paulo
Imagem mostra via alternativa à pista local da marginal Tietê em razão de acidente em obra do metrô
Imagem: Reprodução/Prefeitura de São Paulo

Segundo o prefeito, a alternativa tem como objetivo atender as cinco linhas de transporte coletivo que utilizavam a pista local e os motociclistas, que têm restrições de circulação na marginal.

"Essa via não terá restrição, será de sentido único", disse Nunes. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a pista da via alternativa terá dez metros de largura, e "receberá todos os veículos e motos que trafegam pela pista local usualmente".

O custo para a adaptação da via foi arcado pela Acciona, empresa responsável pela obra do metrô; o valor não foi informado. A obra foi iniciada na noite de ontem, segundo a CET.

Nunes ainda disse que não há definição se essa alternativa se tornará permanente após o retorno do tráfego na pista local. A princípio, ela só estará disponível enquanto houver bloqueio na pista local.