Topo

Vídeo mostra momento em que esgoto invade obra do metrô na marginal Tietê

Do UOL, em São Paulo

04/02/2022 09h31

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o exato momento em que uma tubulação de esgoto se rompe e invade a galeria da obra na linha 6-laranja do metrô, em São Paulo, na última terça-feira (1º). A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo UOL com fontes relacionadas ao caso.

Pelas imagens, observa-se que o rompimento acontece quando a tuneladora, apelidada de tatuzão, passa pouco abaixo do duto. Com a intensificação do escorrimento do esgoto, os funcionários começam a gritar e correr.

Pouco antes de o esgoto começar a escorrer com força, é possível ver um pequeno escoamento na parte superior de onde o tatuzão cava o buraco, onde estava o duto de esgoto.

Ao UOL, especialistas afirmaram que a toneladora deveria ter passado a pelo menos 20 metros do duto de esgoto — a STM (Secretaria de Transportes Metropolitanos) fala em 3 metros de distância.

Jogo de empurra

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Apesar de não haver prazo de conclusão, até agora nenhuma das partes envolvidas na operação —o governo de São Paulo, a concessionária Acciona, responsável pela obra, e a Sabesp— assumiu completamente a responsabilidade pelo buraco e têm repassado entre si.

No dia do acidente, a gestão já afastava a possibilidade do tatuzão ter perfurado a tubulação. "Amanhã [quarta, 2] teriam o tatuzão passando pelo túnel e houve um rompimento da galeria de esgoto que passa no sentido transversal ao túnel. Não foi um choque da toneladora", disse o secretário Paulo Galli, que falou em falha humana.

Já a concessionária disse, em nota, que as "informações disponíveis no momento" mostram que o ocorrido "não está relacionado diretamente ao desenvolvimento das obras da Linha 6-laranja".

A Sabesp, responsável pelo saneamento do estado, disse ser cedo para tirar qualquer conclusão, mas defendeu a qualidade da construção do túnel, inaugurado em fevereiro de 2020, sob o argumento que ele só rompeu por onde passou o tatuzão.

Cratera fechada

O incidente ocorreu às 8h20 de terça, segundo o governo de São Paulo, e foi o responsável pelo desabamento que criou uma cratera na pista local da marginal Tietê, no sentido da rodovia Ayrton Senna, entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.

Segundo o governo paulista, quatro trabalhadores chegaram a ter contato com o esgoto, mas não houve feridos. Havia cerca de 120 pessoas na galeria.

A concretagem da cratera que se abriu no local da obra foi concluída na noite de quarta (2). Para preencher a abertura, foram usados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, informou nota conjunta da STM com a Sabesp.