Topo

Ação com 8 mortos deixa 5.740 alunos sem escola na semana de volta às aulas

11.fev.2022 - Policiais do Bope apreendem armas e drogas em ação com oito mortos na Vila Cruzeiro - Reprodução/PMERJ
11.fev.2022 - Policiais do Bope apreendem armas e drogas em ação com oito mortos na Vila Cruzeiro Imagem: Reprodução/PMERJ

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio

11/02/2022 12h59

A operação conjunta da Polícia Militar do Rio e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) deixou hoje 5.740 alunos sem escola no Complexo da Penha, conjunto de 13 favelas da zona norte do Rio de Janeiro, onde oito pessoas foram mortas por policiais na comunidade Vila Cruzeiro.

Ao menos 17 escolas da rede municipal de ensino não abriram na região em decorrência da operação (veja a lista abaixo). As atividades escolares haviam sido retomadas na última segunda-feira (7) e a ação policial na comunidade impediu que a primeira semana de aula fosse concluída.

Veja a cobertura do caso e análises no UOL News:

A Secretaria Municipal de Educação informou que as unidades escolares foram orientadas a atender os alunos remotamente.

As clínicas da família Felipe Cardoso, Aloísio Novis e Klebel de Oliveira também suspenderam as atividades externas nesta sexta devido ao intenso tiroteio na região.

A operação acontece uma semana após o STF (Supremo Tribunal Federal) determinar que o governo do Rio elabore um plano para reduzir a letalidade das operações policiais.

Clima tenso

Moradores relataram ao UOL que o clima pela manhã era de guerra, com presença de uma aeronave do GAM (Grupamento Aeromóvel da PM) e veículos blindados na região.

Foi um bombardeio, não foi um tiroteio. Neste momento [às 8h15], a situação está mais tranquila, mas não tenho coragem de botar o pé para fora de casa. É só esperar as aulas começarem que começam as operações. É impressionante isso."
Morador da Vila Cruzeiro, que pediu anonimato

"O despertador hoje foi o helicóptero. É que quem mora na favela não tem direito de ir trabalhar, de ir para a escola, de circular, não tem direito a nada. A gente corre o risco de tomar tiro dentro de casa mesmo e só descobrirem que morremos muito tempo depois [...] Depois que os 8 morreram, deu uma acalmada. Na verdade, não sabemos se isso é bom ou ruim."
Moradora da Vila Cruzeiro, que pediu anonimato

Operação em dia escolar 'se fez necessária', diz PM

O tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, afirmou que a operação em dia escolar "se fez necessária". De acordo com Blaz, a ação é uma resposta à altura do armamento e da ação dos traficantes.

"É uma situação lamentável. A criança teve aula a semana toda e na sexta já não tem. Infelizmente é uma realidade que não é imposta pela polícia. A dosimetria é dada pela ação dos marginais", disse.

E completou: "As crianças sofrem muito por terem educação interrompida, mas essas ações se fazem muitas das vezes necessárias".

As escolas fechadas hoje em razão da operação são:

  • Escola Municipal Bernardo de Vasconcellos
  • Creche Municipal Caracol
  • Escola Municipal Joracy Camargo
  • Ciep Deputado José Carlos Brandão Monteiro
  • Escola Municipal Monsenhor Rocha
  • Creche Municipal Betinho
  • EDI Almir Leite Ribeiro
  • EDI Maria de Lourdes Ferreira
  • Creche Municipal Carlos Drummond de Andrade
  • Creche Municipal Tempo de Aprender
  • Escola Municipal Leonor Coelho Pereira
  • EDI São Vicente
  • Ciep Maestro Francisco Mignone
  • EDI Sargento Jorge Faleiro Souza
  • Escola Municipal Odilon de Andrade
  • EDI Professora Tania da Rocha Correa
  • EDI Coronel Assunção

Oito mortos

A PRF informou que a operação tinha como objetivo prender integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas.

Um dos alvos, segundo a PRF, é o traficante conhecido como Chico Bento, uma das lideranças da facção criminosa Comando Vermelho na favela do Jacarezinho, também na zona norte.

Ele fugiu do Jacarezinho após a região ser ocupada por forças de segurança no mês passado na primeira ação do programa Cidade Integrada do governo fluminense.

Quem é Chico Bento?

Adriano Souza de Freitas, o Chico Bento, responde pelos crimes de homicídio, tortura, tráfico de drogas, associação para o tráfico e roubo. Ele também é suspeito de aliciar menores de idade para o tráfico.

Contra ele, há ao menos quatro mandados de prisão pendentes. Ele ainda é suspeito de envolvimento na morte do soldado da PM Michel de Lima Galvão, 32, morto na Jacarezinho em 2017.

No mês passado, a Polícia Civil informou que encontrou uma casa de luxo que pertenceria ao traficante.

STF proibiu operações

Em 2020, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu por confirmar a liminar dada em junho do mesmo ano, pelo ministro Edson Fachin, proibindo a realização de operações policiais em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia de covid-19, sob pena de as corporações e o governo serem responsabilizados civil e criminalmente.

Na liminar, Fachin havia dito que as operações policiais nessas localidades só podem ocorrer em hipóteses "absolutamente excepcionais". Nesses casos, as ações devem ser "devidamente justificadas por escrito" pela autoridade competente com a comunicação imediata ao Ministério Público do Estado do Rio, responsável pelo controle externo da atividade policial.

Na semana passada, o STF determinou que o RJ detalhe as medidas a serem adotadas para reduzir a letalidade policial. Entre as medidas, está a determinação de que o governo fluminense elabore um plano objetivo para conter a letalidade policial, no prazo de 90 dias, e a instalação de equipamentos com GPS e gravação de áudio e vídeo acoplados às fardas dos policiais, no prazo de 180 dias.

"O sistema precisa realmente de uma correção de rumos que proteja a vida e a saúde de todos, ou seja, dos integrantes das comunidades e dos policiais", disse o presidente do STF, Luiz Fux. "É necessária a intervenção do Judiciário", afirmou.

Onde fica a Vila Cruzeiro

A Vila Cruzeiro é uma favela que pertence ao Complexo da Penha —bairro da zona norte do Rio conhecido pela famosa Igreja da Penha. A construção fica no alto de uma rocha e conta com uma grande escadaria que atrai fiéis de todos os cantos do Rio.

A favela é também onde cresceu e morou o jogador de futebol Adriano, que mantém relações com a comunidade até hoje.

Em 2012, o Complexo da Penha ganhou a 27ª UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), que também foi responsável pelo patrulhamento da Vila Cruzeiro e está em funcionamento até hoje.

O conjunto de favelas fica a menos de 10 minutos da avenida Brasil —uma das principais vias expressas do Rio e a 20 minutos do Galeão, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, também na zona norte.