Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo cangaço: Vídeos mostram balas de fuzil e 'chuvas' de tiros em Itajubá

Do UOL, em São Paulo

23/06/2022 12h20Atualizada em 23/06/2022 12h21

Moradores registraram em vídeo a ação de criminosos armados que atacaram uma agência da Caixa Econômica Federal em Itajubá (MG), na noite de ontem, em mais uma ação no estilo do "novo cangaço", que já aterrorizou cidades em São Paulo e no Paraná.

Imagens compartilhadas nas redes sociais e atribuídas ao momento do assalto registraram o barulho de muitos tiros, com carros estacionados no meio das ruas da cidade enquanto suspeitos portavam armas de alto calibre. Além disso, algumas testemunhas conseguiram pegar cápsulas de balas disparadas pelos suspeitos que ficaram espalhadas pelo chão, aparentemente vindas de fuzis.

A prefeitura do município confirmou a ocorrência, afirmando que as polícias Civil e Militar estão em busca de suspeitos. Em nota já na manhã de hoje, a administração pública afirmou que foi orientada pelas forças policiais a não interromper o funcionamento de creches, escolas postos de saúde e demais serviços públicos, que abriram normalmente.

Não houve registro de mortes e apenas uma pessoa, que não foi identificada, ficou ferida, sendo levada a um hospital da região.

Em nota ao UOL, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou que "segue no rastreamento dos suspeitos envolvidos na tentativa de roubo", mas não deu mais detalhes sobre prisões ou apreensão de armas.

Na madrugada de hoje, a prefeitura da cidade pediu que a população de Itajubá não compartilhe informações de fontes extraoficiais sobre o incidente, acreditando apenas nos detalhes divulgados pelas autoridades policiais e pela própria prefeitura. Confira abaixo, na íntegra, o posicionamento:

"A prefeitura de Itajubá informa que de acordo com as informações das Polícias Militar e Civil a agência central da Caixa Econômica Federal foi alvo de assaltantes no início desta madrugada. As polícias estão no cerco dos criminosos. Até o momento, não tivemos vítimas fatais. Uma pessoa encontra-se ferida e em atendimento no hospital. É importante que a população se mantenha calma, permaneça em local seguro e evite circular pela cidade. Também pedimos que a população compartilhe apenas informações de fontes oficiais e não encaminhe fake news. A prefeitura está dando todo o suporte necessário para ajudar nossas forças de segurança neste momento".

Ação é mais uma do 'Novo cangaço'

O caso de Itajubá é apenas mais um dentro da prática conhecida como o "novo cangaço", em que quadrilhas altamente armadas sitiam cidades brasileiras para promover crimes. Em abril deste ano, Guarapuava, no Paraná, foi alvo de um crime semelhante, com um assalto a uma empresa de valores.

Já no ano passado, foi a vez de Araçatuba, no interior paulista, em um ataque onde ao menos três pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas.

Só no estado de São Paulo ao menos seis cidades em pouco mais de um ano registraram passagens do "novo cangaço".

A expressão apareceu nos anos 1990, em referência a assaltos praticados em municípios nordestinos. Ganhou repercussão após gangues altamente armadas atacarem cidades de pequeno e médio porte, visando sobretudo assaltar bancos, lojas de luxo e instituições financeiras.