Chacina no DF: Disputa por terras pode ter motivado crime, diz advogado
A chacina de 10 pessoas da mesma família no Distrito Federal pode ter sido motivada pela disputa por terras de Marcos Antônio Lopes Oliveira. O homem, que também é uma das vítimas, era sogro da cabeleireira Elizamar da Silva, primeira a desaparecer, em 12 de janeiro, junto aos três filhos.
João Darcs, advogado da família de Elizamar, declarou ao UOL que os suspeitos do crime se uniram para "exterminar todos os herdeiros de Marcos", com a intenção de tomar terras dele em Planaltina (DF). Alguns dos investigados já identificados pela polícia moravam em terrenos do homem há pelo menos 10 anos, conhecendo bem a vida íntima da família.
O defensor preferiu não comentar o nome de quem seria o mentor intelectual da chacina, já que algumas informações correm em segredo de Justiça, mas afirmou que o inquérito sobre o caso deve ser concluído nos próximos dias.
Ele ainda negou as versões de que os suspeitos teriam formado uma quadrilha com a intenção de roubar quantias em dinheiro de Elizamar e de sua sogra, Renata, afirmando que a cabeleireira não tinha posses e chegou a pedir dinheiro para a filha mais velha para conseguir se deslocar até o trabalho, cerca de 15 dias antes de ser morta. Darcs também preferiu não detalhar o valor dos terrenos deixados por Marcos.
Procurada pela UOL, a Polícia Civil do Distrito Federal não confirmou a suposta motivação e declarou que "a autoridade policial se pronunciará no momento oportuno, caso assim entenda".
Quem são as vítimas da chacina no DF:
- Elizamar da Silva, 39, cabeleireira;
- Rafael da Silva, 6, filho gêmeo de Elizamar e Thiago;
- Rafaela da Silva, 6, filha gêmea de Elizamar e Thiago;
- Gabriel da Silva, 7, filho de Elizamar e Thiago;
- Thiago Gabriel Belchior, 30, marido de Elizamar, que chegou a ser considerado suspeito de ser mandante do crime;
- Marcos Antônio Lopes de Oliveira, 54, sogro de Elizamar;
- Renata Juliene Belchior, 52, sogra de Elizamar;
- Gabriela Belchior, 25, cunhada de Elizamar;
- Claudia Regina Marques de Oliveira, ex-esposa de Marcos;
- Ana Beatriz Marques de Oliveira, 19, filha de Claudia e Marcos.
Entenda o crime:
- Primeira desaparecida reportada, a cabeleireira Elizamar da Silva, 39, foi vista pela última vez em 12 de janeiro. Ela teria ido até a casa dos sogros em Itapoã (DF) buscar o marido, mas sumiu após a visita, acompanhada dos filhos do casal.
- Na sexta (13), um carro semelhante ao dela foi encontrado carbonizado em Cristalina (GO), com quatro corpos. No dia seguinte, outro veículo, com dois corpos femininos, foi encontrado carbonizado em Unaí (MG).
- Suspeitos presos pela polícia no dia 17 afirmaram que Renata e Gabriela, sogra e cunhada de Elizamar, foram mantidas reféns em um cativeiro em Planaltina (DF).
- A polícia trabalhava com a hipótese de que Marcos e Thiago seriam mandantes do crime. Mas, em 18 de janeiro, o corpo do sogro de Elizamar foi encontrado no cativeiro em que as mulheres passaram, levando a questionamentos sobre a versão.
- Ainda no cativeiro, foram encontrados cadernos com dados bancários, senhas e informações sobre cada uma das vítimas do crime, incluindo um bilhete para Thiago Belchior, que a investigação acredita que tenha sido usado para atrai-lo a uma emboscada.
Identificação das vítimas:
- Na última quinta (19), os corpos encontrados no carro em Cristalina (GO) foram identificados como sendo de Elizamar e seus três filhos.
- No mesmo dia, foi confirmado que um corpo encontrado enterrado no cativeiro em Planaltina (DF) era de Marcos Antônio, sogro da cabeleireira.
- Terça-feira (24), foi confirmado que as duas vítimas localizadas em Unaí (MG) são Renata e Gabriela Belchior.
- Ainda na terça, três corpos foram encontrados em uma fossa em Planaltina (DF); horas depois, dois deles foram identificados como sendo de Thiago Belchior e Cláudia Regina Marques.
- Ontem, o corpo de Ana Beatriz Marques, filha de Cláudia e Marcos Antônio, também foi identificado, concluindo a busca pelos corpos dos desaparecidos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.