Topo

Esse conteúdo é antigo

Volta a chover em São Sebastião e buscas são retomadas após suspensão

24.fev.2023 - Auxiliados por cães farejadores, bombeiros tentam localizar vítimas de deslizamento de terra na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo - ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
24.fev.2023 - Auxiliados por cães farejadores, bombeiros tentam localizar vítimas de deslizamento de terra na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo Imagem: ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

24/02/2023 18h58Atualizada em 24/02/2023 22h45

As buscas pelos desaparecidos em São Sebastião foram retomadas por volta das 22h desta sexta-feira (24). A informação foi confirmada ao UOL pelo município.

O trabalho dos agentes foi paralisado temporariamente por volta das 18h30 em razão das chuvas que voltaram a atingir a região.

Às 18h40, a Defesa Civil divulgou que há "chuva persistente" na região de São Sebastião e Caraguatatuba, com vento e raios. O risco está alto para novos deslizamentos.

Com isso, a Defesa Civil solicitou que os cidadãos não permaneçam em áreas de risco.

Previsão

A Defesa Civil informou que o volume de chuva no Litoral Norte pode chegar até 85 mm (isso equivale a cerca de 85 litros num metro quadrado) entre amanhã (25) e segunda-feira (27). O registro superior a 50 mm já é considerado de chuva violenta.

Além do Litoral Norte, Presidente Prudente e Marília devem ter chuvas de até 85mm.

Vítimas da tragédia

Até o momento, são 57 mortes confirmadas na tragédia provocada pelas chuvas no litoral — 56 ocorreram em São Sebastião e uma em Ubatuba. 47 foram identificados e liberados para sepultamento.

Além disso, há 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região por conta da tempestade.

Orientação para turistas

O governo de São Paulo orienta, desde ontem, que turistas não viajem para o litoral norte neste fim de semana. "O objetivo é evitar sobrecarregar o atendimento em hospitais, o trânsito nas estradas e o abastecimento de água e de alimentos na região", disse a administração estadual.

Ontem mais cedo, a prefeitura de São Sebastião publicou um vídeo que mostra turistas em uma praia: "Vamos ter empatia! Vamos ter solidariedade! Não é o momento para os turistas visitarem São Sebastião".