Quais linhas entraram em greve no Metrô e CPTM? Veja trechos afetados

As linhas 1 - azul, 2 - verde, 3 - vermelha do Metrô de São Paulo devem ter a operação afetada pela greve aprovada por funcionários da Companhia para esta terça-feira (3).

Nos trens da CPTM, a paralisação afetará as linhas 7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade.

As linhas privatizadas, como a 8-diamante e 9-esmeralda da CPTM; e as linhas 4 e 5 do Metrô, operarão normalmente.

A greve está prevista para começar às 00h desta terça e terá, inicialmente, 24 horas de duração.

A Justiça determinou 100% de operação do Metrô e da CPTM nos horários de pico. O sindicato dos metroviários prometeu recorrer da decisão, considerando-a uma restrição ao direito constitucional de greve.

O governo de São Paulo decretou ponto facultativo nesta terça em todos os serviços públicos estaduais. Devem funcionar normalmente apenas restaurantes, postos móveis do Bom Prato e os serviços de segurança pública. A prefeitura, por sua vez, suspendeu o rodízio de veículos em São Paulo.

A greve tem como principal motivação a oposição aos planos de privatização do governo estadual, que incluem a concessão de linhas da rede metroferroviária e a privatização da estatal de saneamento. Os sindicatos argumentam que desejam debater esses planos com a sociedade a fim de evitar a deterioração dos serviços públicos.

O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que a greve é "política" e que a atitude dos trabalhadores "torna refém a população que precisa do transporte público".

Deixe seu comentário

Só para assinantes