Inmet alerta para calor de 'grande perigo' em 15 estados e no DF
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) fez alerta de "grande perigo" em 15 estados e no DF na onda de calor atinge o Brasil.
O que aconteceu
Categoria é a mais alta na escala de alertas do instituto. Além do DF, os estados na lista são Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo e Tocantins.
Nesse nível de alerta, o Inmet diz que há previsão de fenômenos meteorológicos de "intensidade excepcional". O aviso cita ainda "riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana".
Os alertas para os estados valem até às 23h59 de sexta-feira (17).
Frente fria só chega no fim de semana
As temperaturas devem começar a cair a partir da sexta-feira (17) em São Paulo, segundo Climatempo. A previsão indica uma diferença na temperatura entre a tarde de sexta e a do domingo (19) em torno de 10°C, com a chegada de uma frente fria.
Antes disso, São Paulo ainda tem chance de quebrar o recorde histórico de calor amanhã (16). Climatempo prevê a possibilidade da temperatura alcançar 38° C. A frente fria que vem na sequência, porém, eleva risco de temporais na região metropolitana.
Recordes de temperatura em São Paulo
O calor de ontem (14) em São Paulo "empatou" com o registrado no dia anterior. De acordo com o Inmet, nos dois dias a temperatura máxima na cidade foi a mesma, de 37,7°C.
Segunda e terça-feira foram os dias mais quentes do ano e registraram a maior temperatura para um mês de novembro desde o início das medições, em 1943, e a segunda maior medida pelo Inmet em São Paulo.
O recorde histórico em 80 anos é 37,8°C (apenas um décimo a mais), registrado em 17 de outubro de 2014.
* Com informações da Agência Estado
Deixe seu comentário