Câmeras registram imagens que podem ser de helicóptero desaparecido em SP
Câmeras de monitoramento na rodovia dos Tamoios registraram imagens que podem ser do helicóptero desaparecido desde o dia 31 de dezembro.
O que aconteceu
Imagens mostram uma aeronave na altura do quilômetro 58, às 14h07, no dia 31 de dezembro. Em nota, a Concessionária Tamoios confirmou que forneceu ontem vídeos de suas câmeras de monitoramento para a polícia.
Buscas são feitas nos locais exibidos nas imagens. O Departamento de Operações Policiais Estratégicas possui conhecimento dos locais exibidos no vídeo e as buscas já estão em andamento, informou a SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo.
Antena captou sinal de celular de passageiro
Uma antena captou sinais do aparelho celular de um dos passageiros do helicóptero que desapareceu.
O sinal do aparelho estava na mesma região onde outro celular havia sido localizado anteriormente. A SSP não informa, porém, de quais passageiros são os sinais.
O acesso à localização das antenas dos celulares pode ajudar a localizar a aeronave e os tripulantes. A polícia não deu detalhes sobre quando ou onde os sinais foram captados.
"A Polícia Civil esclarece que não foi realizada a interceptação telefônica de áudio, dados telemáticos, ou mensagens de texto dos ocupantes do helicóptero desaparecido", diz a nota.
Os aparelhos dos outros dois passageiros, no entanto, não tiveram sinais de atividade. Isso indica, segundo a polícia, que estejam desligados.
Quem são os passageiros
Estavam a bordo do helicóptero Luciana Rodzewics, 46 anos, a filha dela, Letícia Ayumi Rodzewics Sakumoto, 20 anos, e Raphael Torres, amigo da família. Foi Raphael quem as convidou para o passeio bate e volta, segundo Silvia Santos, irmã de Luciana.
O piloto foi identificado como Cassiano Tete Teodoro, responsável pelo helicóptero. O UOL tenta contato com a empresa responsável pela aeronave e o espaço segue aberto para manifestações.
Helicóptero desapareceu dia 31 de dezembro
FAB (Força Aérea Brasileira) e PM de São Paulo realizam buscas aéreas desde o dia 1º de janeiro. A operação para encontrar o helicóptero entrou no 11º dia nesta quinta-feira (11). A aeronave foi localizada pela última vez no radar por volta de 15h20 do dia 31 de dezembro.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberOs helicópteros sobrevoaram as regiões de Paraibuna, Natividade da Serra, Redenção da Serra, Serra do mar de Caraguatatuba e São Luiz do Paraitinga. O Corpo de Bombeiros também já verificou alguns pontos.
Passageiras gravaram vídeos com céu nublado
Luciana gravou um vídeo mostrando a decolagem e início do voo, ainda em São Paulo. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais dela.
Letícia também gravou um vídeo mostrando o mau tempo. Ela enviou a imagem e mensagens ao namorado por volta de 14h do dia 31 de dezembro relatando que estava "perigoso", com "muita neblina" e que, por isso, voltariam para a capital.
Letícia mandou mensagens ao namorado e disse que a aeronave fez um pouso de emergência. Mensagens às quais o UOL teve acesso mostram que ele questionou onde o helicóptero estava, ao que a jovem respondeu: "Sei lá, amor. Tô parada no meio do mato."
"Tempo ruim. Não dá para passar. Pousamos no meio do mato", escreveu Letícia.
De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava regular para voos. Contudo, a operação para táxi aéreo estava negada.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.