Conteúdo publicado há 3 meses

Jornalista viajou em aeronave um dia antes da queda em SP: 'Chocada'

A jornalista Daniela Arbex voou na quinta-feira (8) na mesma aeronave que caiu em Vinhedo, interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). Ela desabafou sobre a coincidência nas redes sociais.

O que aconteceu

A escritora publicou vídeos em que passageiros aparecem passando mal no avião. "Filmei as pessoas passando mal durante o voo por causa do calor que fazia dentro da aeronave sem ar condicionado. Foi terrível".

Um passageiro que estava em frente à jornalista chegou a tirar a camisa. "Fiquei muito indignada, porque pela terceira vez a aeronave da companhia [Voepass] apresentava problemas, tanto no trecho de SP quanto no da conexão pra Minas", escreveu na publicação.

Primeiramente, Daniela viajou de Ribeirão Preto (SP) para Guarulhos (SP). Depois, embarcou para o Aeroporto Presidente Itamar Franco, em Minas Gerais, na aeronave que cairia no dia seguinte.

Prints divulgados pela escritora com o número da aeronave mostram que o avião do segundo voo é o mesmo que caiu em Vinhedo. "Gente, soube agora que o avião que caiu é o que eu estava ontem e filmei as pessoas passando mal. Tô chocada!", escreveu Daniela. A escritora confirmou ao UOL que os vídeos são da segunda aeronave na qual ela embarcou, portanto, a mesma vítima do acidente.

Avião que caiu estava apto a voar, diz Voepass

A Voepass, companhia responsável pelo avião que caiu em Vinhedo, afirmou que a aeronave estava sem nenhuma restrição de voo e com os sistemas aptos para a realização da operação.

O avião, modelo ATR-72, saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). A aeronave caiu em Vinhedo (SP). "A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação", diz nota enviada ao UOL.

Aeronave foi fabricada em 2010. Avião estava se encontrava em condição regular para operar, com certificados de matrícula e de aeronavegabilidade válidos. As informações são da Anac.

Continua após a publicidade

Cenipa: Caixas-pretas foram encontradas e não houve aviso de emergência

O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) informou que não houve alerta de emergência por parte da tripulação do avião que caiu em Vinhedo (SP). O órgão disse ainda que as caixas-pretas já foram encontradas.

O chefe do Cenipa, brigadeiro do ar Marcelo Moreno, declarou que as informações iniciais não apontam contato dos pilotos com a torre. Imagens do acidente mostram a aeronave perdendo altitude até o impacto com o solo.

Os investigadores acrescentaram que a aeronave estava em condições de operar. Também foi revelado que a tripulação estava com o treinamento em dia e apta para o trabalho.

De acordo com o Cenipa, as caixas-pretas foram encontradas. O Cenipa tem condições de extrair os dados das caixa-pretas. Caso o nível de estrago seja muito avançado, o centro pode pedir ajuda a parceiros internacionais para recuperá-los.

Dezenas de mortos

Uma aeronave com 61 pessoas caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9), e não há sobreviventes, segundo o governo do estado. Confira a lista com os nomes das vítimas.

Continua após a publicidade

Entre os 61 ocupantes do avião estavam 57 passageiros e quatro tripulantes, informou a Voepass, responsável pelo voo. A aeronave tinha capacidade para 68 pessoas.

Todos os ocupantes da aeronave morreram. A informação foi confirmada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pela prefeitura de Valinhos, que auxiliou na operação de assistência ao acidente aéreo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes