'Barata inteira': fábrica é fechada no Rio após imagem de picolé viralizar
Ler resumo da notícia
A Secretaria de Defesa do Consumidor e o Procon interditaram a fábrica de sorvetes Doce Verão, em Belford Roxo (RJ), após a repercussão nas redes sociais de um vídeo que mostra uma barata inteira dentro de um picolé da marca.
O que aconteceu
Cena foi gravada na praia do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio, segundo banhista que fez o registro. "Coisas que só acontecem no Recreio. Olha isso, o picolé que a menina acabou de comprar aqui, olha o que tem dentro do picolé, uma barata inteira, grande", disse ele.
Fábrica foi alvo de fiscalização e interdição após repercussão do vídeo, segundo o Procon-RJ. Em nota, a autarquia divulgou que, no local, foi identificada "uma série de irregularidades", incluindo falta de licença sanitária, ausência de certificado do Corpo de Bombeiros e "más condições estruturais".


Entre os problemas constatados na fábrica estavam rachaduras e mofo em paredes e teto. O Procon destacou ainda a presença de "ralos inadequados" e a ausência de telas de proteção contra pragas.

Secretário estadual de Defesa do Consumidor afirma que fábrica só poderá retomar atividades após cumprir todas as exigências legais. "As condições encontradas nesse estabelecimento são inaceitáveis. A interdição é uma medida necessária, e a empresa só poderá reabrir após corrigir todas as irregularidades", afirmou Gutemberg Fonseca em vídeo divulgado pela secretaria.
Doce Verão deverá apresentar "plano de adequação" que atenda a normas sanitárias e regulatórias para poder retomar atividades, acrescentou o Procon. Por fim, a autarquia e a Sedcon informam que "seguirão monitorando o caso para garantir o cumprimento das exigências".
Fábrica funciona desde 2016 em Belford Roxo e distribui produtos em toda a região, segundo apuração do Estadão. O UOL tentou contato com a empresa por telefone, mas ainda não teve retorno.
61 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Salvador Rodrigues de Lima
Ainda bem que a barata estava inteira, se fosse meia barata é porque a outra metade já teria sido engolida.
Reinaldo Tadeu Richter Pereira de Carvalho
Queria o quê de um SORVETE "BARATO" ???
Jonata Pereira dos Reis
Me parece que eles vendiam os produtos bem baratinho...