Topo

Candidatos a prefeito do Rio de Janeiro 2020: conheça os nomes

Fábio Pozzebon/Agência Brasil
Imagem: Fábio Pozzebon/Agência Brasil

Cleber Souza

Do UOL, em São Paulo

02/09/2020 21h19Atualizada em 22/10/2020 13h17

Em 31 de agosto, as convenções partidárias deram início às definições de concorrentes às eleições 2020. Até 26 de setembro, as candidaturas podem ser registradas para análise da Justiça Eleitoral. A campanha de prefeitos, vices-prefeitos e vereadores começa no dia seguinte, de acordo com o novo calendário eleitoral, estabelecido por causa da pandemia da covid-19.

Em 15 de novembro, acontece o primeiro turno. No dia 29 de novembro, é a data para o segundo turno, se houver. Pouco mais de 6 milhões de cariocas vão às urnas. Nomes conhecidos como o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos), e a deputada federal Benedita da Silva (PT) aparecem na disputa.

Saiba quem são os nomes que concorrem à Prefeitura do Rio em 2020:

Marcelo Crivella (Republicanos)

Marcelo Crivella - Maurício Almeida/AM Press & Images/Estadão Conteúdo - Maurício Almeida/AM Press & Images/Estadão Conteúdo
Marcelo Crivella, pré-candidato à prefeitura do Rio
Imagem: Maurício Almeida/AM Press & Images/Estadão Conteúdo

Marcelo Crivella (Republicanos) é engenheiro e atual prefeito do Rio. Foi eleito senador pela primeira vez em 2002, com cerca de 3,2 milhões de votos. A vice é a tenente-coronel Andréa Firmo, primeira mulher do Exército a comandar uma base militar em missão da ONU (Organizações das Nações Unidas) na África, do mesmo partido.

Eduardo Paes (DEM)

Eduardo Paes -  Ricardo Borges/Folhapress -  Ricardo Borges/Folhapress
Eduardo Paes, pré-candidato à prefeitura do Rio pelo DEM
Imagem: Ricardo Borges/Folhapress

Filiado ao DEM, Eduardo Paes foi prefeito do Rio de 2009 até 2017. Também foi secretário municipal do Meio Ambiente de 2001 a 2002 e secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Estado do Rio entre 2007 e 2008. Concorreu ao governo do Rio em 2018, mas perdeu para Wilson Witzel (PSC). Seu vice é o presidente municipal do PL, Nilton Caldeira.

Martha Rocha (PDT)

Martha Rocha - Divulgação - Divulgação
Martha Rocha, pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PDT
Imagem: Divulgação

A deputada estadual Martha Rocha (PDT) foi presidente das comissões de Saúde e Segurança Pública e Assuntos de Polícia na Alerj. Em 2019, atuou na CPI do Feminicídio para combater a violência contra mulheres. Também foi delegada por 30 anos e a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio. Anderson Quack (PSB) será o vice.

Benedita da Silva (PT)

Benedita da Silva - Divulgação - Divulgação
Benedita da Silva, pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PT
Imagem: Divulgação

Lançada pelo PT, Benedita Sousa da Silva Sampaio é servidora pública, professora, auxiliar de enfermagem e assistente social. Foi a 59ª governadora do Rio de Janeiro e atualmente é deputada federal. Também é ativista política do movimento negro e feminista. A vice é a deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB).

Eduardo Bandeira de Mello (Rede)

Eduardo Bandeira de Mello - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Eduardo Bandeira de Mello, pré-candidato à prefeitura do Rio
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Administrador e dirigente esportivo, Eduardo Bandeira de Mello foi presidente do Flamengo entre 2013 e 2018. Concorre pela Rede à Prefeitura do Rio. Sua candidatura foi oficializada pelo partido Rede Sustentabilidade. A ex-vereadora Andrea Gouvêa Vieira é a vice na chapa "puro sangue".

Paulo Messina (MDB)

Paulo Messina - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Paulo Messina, pré-candidato à prefeitura do Rio pelo MDB
Imagem: Reprodução/Facebook

Paulo Messina (MDB) é matemático, professor, vereador do Rio e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal. A candidata a vice na chapa é a psicóloga Sheila Barbosa (MDB).

Glória Heloiza (PSC)

Glória Heloiza é pré-candidata à prefeitura do Rio - Divulgação - Divulgação
Glória Heloiza, pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PSC
Imagem: Divulgação

Glória Heloiza atuou como juíza de 1996 até março deste ano, quando pediu exoneração para disputar a prefeitura pelo PSC —mesmo partido do governador afastado do Rio, Wilson Witzel. Passou por diversos juizados e, desde 2015, era titular da 2ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da capital. O vice na chapa é o advogado Mauro Santos.

Renata Souza (PSOL)

Renata Souza - Divulgação - Divulgação
Renata Souza, pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PSOL
Imagem: Divulgação

Renata da Silva Souza é jornalista, feminista negra e eleita deputada estadual pelo PSOL em 2018, com 63 mil votos. Em 2016, também atuou como chefe de gabinete da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018. Seu vice será Ibis Pereira, coronel reformado da PM-RJ (Polícia Militar do Rio), filiado ao PSOL.

Clarissa Garotinho (Pros)

Clarissa Garotinho - Diego Bresani/UOL - Diego Bresani/UOL
Clarissa Garotinho, pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PL
Imagem: Diego Bresani/UOL

A deputada federal Clarissa Garotinho (Pros-RJ) é jornalista e filha dos ex-governadores fluminenses Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. Já foi vereadora do Rio, deputada estadual e está em seu segundo mandato como deputada federal. O ator e diretor Jorge Coutinho é o vice da chapa.

Cyro Garcia (PSTU)

Cyro Garcia - Romerito Pontes/PSTU - Romerito Pontes/PSTU
Cyro Garcia, pré-candidato à Prefeitura do Rio pelo PSTU
Imagem: Romerito Pontes/PSTU

Cyro Garcia é bancário aposentado, professor universitário e militante no movimento sindical. Participou das fundações do PT e da CUT. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro entre 1991 e 1993. Também foi deputado federal por dez meses em 1993, como suplente de Jamil Haddad. Sua vice é a professora de História Elisa Guimarães (PSTU).

Luiz Lima (PSL)

Luiz Lima - Divulgação - Divulgação
Luiz Lima, candidato à Prefeitura do Rio
Imagem: Divulgação

Luiz Lima é ex-nadador olímpico e deputado federal em primeiro mandato pelo PSL. Terá como vice a advogada Flávia Ribeiro dos Santos, também do partido. O nome do parlamentar ganhou força na medida em que as tentativas do PSL de angariar a vaga de vice nas chapas de Marcelo Crivella (Republicanos) e Eduardo Paes (DEM) deram errado.

Suêd Haidar (PMB)

Suêd - Reprodução - Reprodução
Suêd, 61, nasceu em São Luiz Gonzaga, município do Maranhão, na Região Nordeste do Brasil. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1977
Imagem: Reprodução

O PMB oficializou a candidatura da ativista social e política Suêd Haidar à Prefeitura do Rio. A candidata a vice na chapa é Jessica Rabello Guimarães. Haidar é presidente nacional e fundadora do partido. Na última eleição, ela disputou uma vaga como deputada federal.

Henrique Simonard (PCO)
Henrique  - Reprodução - Reprodução
Henrique Simonard, candidato a prefeito do Rio pelo PCO
Imagem: Reprodução

Henrique Simonard, membro da Aliança da Juventude Revolucionária, é o candidato do Partido da Causa Operária (PCO) às eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro. Em 2018, Simonard concorreu a deputado estadual pelo Rio, mas não foi eleito. O vice na chapa é Caetano Sigiliano, também do PCO.

Fred Luz (Novo)
Fred Luz - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Fred Luz, pré-candidato à prefeitura do Rio pelo Novo
Imagem: Reprodução/Facebook

Fred Luz é engenheiro e empresário, com passagens em empresas como Petrobras e Lojas Americanas. Empreendeu como sócio em marcas como Richards e Salinas. Foi diretor-geral do Clube de Regatas do Flamengo entre 2014 e 2018. Sai pelo partido Novo. A candidata a vice é a bióloga carioca Giselle Gomes, também do Novo.