Eleições 2020: Conheça quem são os candidatos a prefeito de Porto Alegre
Desde a redemocratização, Porto Alegre (RS) não registrava tantas chapas em uma disputa para prefeiro. Nas eleições municipais de 2020, serão 13 candidatos concorrendo ao cargo, que atualmente é ocupado por Nelson Marchezan Junior (PSDB).
Marchezan, que é candidato à reeleição, está no centro de umas principais controvérsias da disputa eleitoral deste ano. Ele é alvo de processo de impeachment que se tornou uma batalha jurídica após decisões sobre a suspensão ou retomada do processo serem revertidas sucessivas vezes na Justiça. Atualmente, o caso está tramitando na Câmara Municipal.
O prefeito foi o último na lista de sabatinados pelo UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo. A Câmara Municipal tem até 9 de novembro para julgar o caso, seis dias antes do primeiro turno. São necessários 24 dos 36 votos para afastar o prefeito. Se aprovado, ele também terá seus direitos políticos cassados por oito anos. Confira todas as entrevistas.
O primeiro turno das eleições está marcado para 15 de novembro. Se houver segundo turno, acontece em 29 de novembro. Conheça os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre deste ano:
Nelson Marchezan Júnior (PSDB)
Atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior foi eleito deputado estadual em 2006 e deputado federal por dois mandatos consecutivos, 2010 e 2014. Formado em direito, ele é, atualmente, alvo de processo de impeachment e disputa a reeleição em chapa com novo vice, o advogado Gustavo Tânger Jardim (PSL).
Fernanda Melchionna (PSOL)
A deputada federal Fernanda Melchionna é a escolhida pelo PSOL para disputar a Prefeitura de Porto Alegre. Formada em em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernanda foi a mulher mais bem votada do estado em 2018 e atuou como vereadora da capital gaúcha durante dez anos. Seu vice é o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas (PSOL).
José Fortunati (PTB)
Ex-prefeito de Porto Alegre, eleito em 2012, Fortunati também ocupou os cargos de vice-prefeito, deputado federal e deputado estadual. Formado em matemática, direito e administração, ele disputa a prefeitura tendo como vice o médico André Cecchini (Patriota).
Gustavo Paim (PP)
Atual vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim foi eleito em 2016 na chapa do hoje adversário Nelson Marchezan Júnior. Advogado, professor universitário, especialista em gestão pública e doutor em direito, Paim tem como vice a professora Carmen Santos (Avante).
João Derly (Republicanos)
O ex-judoca e medalhista do Pan de 2007, João Derly, é o escolhido pelo Republicanos para a disputa municipal. Foi vereador em 2012, deputado federal em 2014 e secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul entre 2018 e 2020. Seu vice é o delegado Fernando Soares (Republicanos).
Juliana Brizola (PDT)
Escolhida pelo PDT, Juliana Brizola é deputada estadual, formada em direito e mestre em ciências criminais. Neta do ex-governador Leonel Brizola, já ocupou ocupou os cargos de deputada estadual e vereadora da capital gaúcha. Nas eleições de 2016, disputou o segundo turno como vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo (MDB). Sua vice é a professora Maria Luiza Loose (PSB).
Julio Flores (PSTU)
O candidato escolhido pelo PSTU é Julio Flores. Presidente estadual do partido e professor de matemática nas redes estadual e municipal de Porto Alegre, ele concorre à prefeitura com a servidora aposentada Vera Rosane de Oliveira (PSTU) como vice.
Luiz Delvair (PCO)
Trabalhador dos Correios, Luiz Delvair é o candidato do PCO para prefeito de Porto Alegre. Em 2018, concorreu ao Senado pelo partido. Sua vice é Delaine Kalikosky (PCO).
Manuela D'Ávila (PCdoB)
Manuela D'Ávila foi vereadora, deputada estadual, deputada federal e candidata a vice-presidente da República em 2018. Jornalista, ela encabeça a chapa que concorre à prefeitura ao lado do vice, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e sociólogo Miguel Rossetto (PT).
Montserrat Martins (PV)
O escolhido pelo PV para a disputa na capital gaúcha é Montserrat Martins. Médico e escritor, ele concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo partido em 2010. Sua vice é Alda Miller (PV).
Rodrigo Maroni (PROS)
Deputado estadual eleito em 2018 e ex-vereador de Porto Alegre, Rodrigo Maroni é o candidato do Pros em 2020. Para o cargo de vice-prefeito, o escolhido é o auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça (Pros).
Sebastião Melo (MDB)
Deputado estadual, ex-vereador e advogado, Sebastião Melo foi vice-prefeito na gestão de José Fortunati. Nas eleições municipais de 2016, concorreu à prefeitura, conquistando 39,5% dos votos no segundo turno. Seu vice é o vereador Ricardo Gomes (DEM).
Valter Nagelstein (PSD)
O candidato escolhido pelo PSD é o vereador Valter Nagelstein. Advogado, ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Seu vice na chapa é o Delegado Diogo (PSD).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.