Topo

Eleições 2020: Conheça quem são os candidatos a prefeito de Porto Alegre

Nelson Marchezan Junior (PSDB), Manuela D"Ávila (PCdoB) e José Fortunati (PTB) - Reprodução
Nelson Marchezan Junior (PSDB), Manuela D'Ávila (PCdoB) e José Fortunati (PTB) Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

02/10/2020 20h50Atualizada em 02/11/2020 14h56

Desde a redemocratização, Porto Alegre (RS) não registrava tantas chapas em uma disputa para prefeiro. Nas eleições municipais de 2020, serão 13 candidatos concorrendo ao cargo, que atualmente é ocupado por Nelson Marchezan Junior (PSDB).

Marchezan, que é candidato à reeleição, está no centro de umas principais controvérsias da disputa eleitoral deste ano. Ele é alvo de processo de impeachment que se tornou uma batalha jurídica após decisões sobre a suspensão ou retomada do processo serem revertidas sucessivas vezes na Justiça. Atualmente, o caso está tramitando na Câmara Municipal.

O prefeito foi o último na lista de sabatinados pelo UOL, em parceria com a Folha de S.Paulo. A Câmara Municipal tem até 9 de novembro para julgar o caso, seis dias antes do primeiro turno. São necessários 24 dos 36 votos para afastar o prefeito. Se aprovado, ele também terá seus direitos políticos cassados por oito anos. Confira todas as entrevistas.

O primeiro turno das eleições está marcado para 15 de novembro. Se houver segundo turno, acontece em 29 de novembro. Conheça os candidatos à Prefeitura de Porto Alegre deste ano:

Nelson Marchezan Júnior (PSDB)

O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que vai concorrer à reeleição - UOL - UOL
O prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), que vai concorrer à reeleição
Imagem: UOL

Atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior foi eleito deputado estadual em 2006 e deputado federal por dois mandatos consecutivos, 2010 e 2014. Formado em direito, ele é, atualmente, alvo de processo de impeachment e disputa a reeleição em chapa com novo vice, o advogado Gustavo Tânger Jardim (PSL).

Fernanda Melchionna (PSOL)

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) - Luis Macedo/Câmara dos Deputados - Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
Imagem: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

A deputada federal Fernanda Melchionna é a escolhida pelo PSOL para disputar a Prefeitura de Porto Alegre. Formada em em biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Fernanda foi a mulher mais bem votada do estado em 2018 e atuou como vereadora da capital gaúcha durante dez anos. Seu vice é o ex-árbitro de futebol Márcio Chagas (PSOL).

José Fortunati (PTB)

José Fortunati, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PTB - Sergio Lima/Folhapress - Sergio Lima/Folhapress
José Fortunati, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PTB
Imagem: Sergio Lima/Folhapress

Ex-prefeito de Porto Alegre, eleito em 2012, Fortunati também ocupou os cargos de vice-prefeito, deputado federal e deputado estadual. Formado em matemática, direito e administração, ele disputa a prefeitura tendo como vice o médico André Cecchini (Patriota).

Gustavo Paim (PP)

O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, que vai concorrer à eleição pelo PP - Divulgação/Facebook Gustavo Paim - Divulgação/Facebook Gustavo Paim
O vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, que vai concorrer à eleição pelo PP
Imagem: Divulgação/Facebook Gustavo Paim

Atual vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim foi eleito em 2016 na chapa do hoje adversário Nelson Marchezan Júnior. Advogado, professor universitário, especialista em gestão pública e doutor em direito, Paim tem como vice a professora Carmen Santos (Avante).

João Derly (Republicanos)

João Derly, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos -  Maryanna Oliveira/ Câmara dos Deputados -  Maryanna Oliveira/ Câmara dos Deputados
João Derly, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo Republicanos
Imagem: Maryanna Oliveira/ Câmara dos Deputados

O ex-judoca e medalhista do Pan de 2007, João Derly, é o escolhido pelo Republicanos para a disputa municipal. Foi vereador em 2012, deputado federal em 2014 e secretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul entre 2018 e 2020. Seu vice é o delegado Fernando Soares (Republicanos).

Juliana Brizola (PDT)

A deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS) - Divulgação/PDT RS - Divulgação/PDT RS
A deputada estadual Juliana Brizola (PDT-RS)
Imagem: Divulgação/PDT RS

Escolhida pelo PDT, Juliana Brizola é deputada estadual, formada em direito e mestre em ciências criminais. Neta do ex-governador Leonel Brizola, já ocupou ocupou os cargos de deputada estadual e vereadora da capital gaúcha. Nas eleições de 2016, disputou o segundo turno como vice-prefeita na chapa de Sebastião Melo (MDB). Sua vice é a professora Maria Luiza Loose (PSB).

Julio Flores (PSTU)

Julio Flores, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PSTU - Reprodução/Facebook Julio Flores - PSTU - Reprodução/Facebook Julio Flores - PSTU
Julio Flores, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PSTU
Imagem: Reprodução/Facebook Julio Flores - PSTU

O candidato escolhido pelo PSTU é Julio Flores. Presidente estadual do partido e professor de matemática nas redes estadual e municipal de Porto Alegre, ele concorre à prefeitura com a servidora aposentada Vera Rosane de Oliveira (PSTU) como vice.

Luiz Delvair (PCO)

Luiz Delvair, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PCO - Divulgação/Causa Operaria - Divulgação/Causa Operaria
Luiz Delvair, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PCO
Imagem: Divulgação/Causa Operaria

Trabalhador dos Correios, Luiz Delvair é o candidato do PCO para prefeito de Porto Alegre. Em 2018, concorreu ao Senado pelo partido. Sua vice é Delaine Kalikosky (PCO).

Manuela D'Ávila (PCdoB)

Manuela D’Ávila, candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Manuela D’Ávila, candidata à prefeitura de Porto Alegre pelo PCdoB
Imagem: Reprodução/Instagram

Manuela D'Ávila foi vereadora, deputada estadual, deputada federal e candidata a vice-presidente da República em 2018. Jornalista, ela encabeça a chapa que concorre à prefeitura ao lado do vice, o ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e sociólogo Miguel Rossetto (PT).

Montserrat Martins (PV)

Montserrat Martins, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PV - Reprodução/Facebook Montserrat Martins - Reprodução/Facebook Montserrat Martins
Montserrat Martins, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo PV
Imagem: Reprodução/Facebook Montserrat Martins

O escolhido pelo PV para a disputa na capital gaúcha é Montserrat Martins. Médico e escritor, ele concorreu ao governo do Rio Grande do Sul pelo partido em 2010. Sua vice é Alda Miller (PV).

Rodrigo Maroni (PROS)

O deputado estadual Rodrigo Maroni (Pros) - Divulgação/ALRS - Divulgação/ALRS
O deputado estadual Rodrigo Maroni (Pros)
Imagem: Divulgação/ALRS

Deputado estadual eleito em 2018 e ex-vereador de Porto Alegre, Rodrigo Maroni é o candidato do Pros em 2020. Para o cargo de vice-prefeito, o escolhido é o auditor e ex-diretor-geral do Tribunal de Contas do Estado, Edelberto Mendonça (Pros).

Sebastião Melo (MDB)

O deputado estadual Sebastião Melo (MDB) - Divulgação/ALRS - Divulgação/ALRS
O deputado estadual Sebastião Melo (MDB)
Imagem: Divulgação/ALRS

Deputado estadual, ex-vereador e advogado, Sebastião Melo foi vice-prefeito na gestão de José Fortunati. Nas eleições municipais de 2016, concorreu à prefeitura, conquistando 39,5% dos votos no segundo turno. Seu vice é o vereador Ricardo Gomes (DEM).

Valter Nagelstein (PSD)

O vereador de Porto Alegre Valter Nagelstein (PSD) - Débora Ercolani/CMPA - Débora Ercolani/CMPA
O vereador de Porto Alegre Valter Nagelstein (PSD)
Imagem: Débora Ercolani/CMPA

O candidato escolhido pelo PSD é o vereador Valter Nagelstein. Advogado, ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Seu vice na chapa é o Delegado Diogo (PSD).