Topo

Chamado de "picareta" por Arthur do Val, Russomanno aciona TRE

05 out. 2020 - Celso Russomanno (Republicanos) concede entrevista no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo - RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
05 out. 2020 - Celso Russomanno (Republicanos) concede entrevista no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Thaís Augusto

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 16h07

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno (Republicanos), entrou hoje com um pedido de resposta no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) contra o adversário Arthur do Val (Patriota), também conhecido como Mamãe Falei, depois de ter sido chamado de "picareta".

Procurado pelo UOL, Arthur Rollo, que representa a defesa de Russomanno, afirmou que Arthur do Val "está abusando" e tenta ganhar notoriedade "em cima das outras pessoas". "Ele quer subir nas pesquisas xingando os outros. O Bruno Covas já está indo para cima dele e nós vamos também".

De acordo com o advogado, um caso julgado em Santa Catarina já considerou o uso do termo "picareta" um crime de injúria. "A defesa [de Arthur do Val] diz que 'picareta' é normal, mas não é. É ofensivo".

O UOL também procurou a defesa de Arthur do Val. "O pedido não tem fundamento. Direito de resposta é para graves ofensas", afirmou o advogado Rubinho Nunes. "O Russomanno ficar ofendidinho por uma imputação óbvia só mostra que ele não tem a menor capacidade e inteligência emocional para dirigir São Paulo". A campanha de Mamãe Falei tem a expectativa de responder ao TRE-SP até amanhã.

Em manifestação nas redes sociais, Arthur do Val ainda acusa Russomanno de interferir no debate que seria transmitido pela Record. "Celso Russomano mexeu seus pauzinhos e cancelou o debate na Record por medo de mim, agora tenta fazer o mesmo no Twitter. Do que ele tem medo? Não vai me calar! Vou questionar tudo!".

No início de outubro, a Record decidiu cancelar a realização do debate eleitoral do 1º turno com os candidatos a prefeito de São Paulo. A emissora alega que a decisão foi tomada visando à segurança dos envolvidos e levando em conta o alto número de pleiteantes à prefeitura e assessores. A Rede Globo, SBT e RedeTV! também cancelaram o debate do 1º turno. Até o momento, apenas a Band realizou o debate presencial com os candidatos de São Paulo.

Sobre a acusação de interferência no debate da Record, o advogado de Russomanno declarou: "Hoje mesmo vou sentar no computador para enviar mais um pedido ao TRE-SP".