Topo

Sabatina com Felipe Sabará é cancelada após Justiça indeferir candidatura

Felipe Sabará - Reprodução
Felipe Sabará Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

26/10/2020 08h07

A sabatina promovida por UOL e Folha de S.Paulo com Felipe Sabará, candidato a prefeito de São Paulo pelo Novo até a semana passada, foi cancelada após a decisão de ontem do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de indeferir a candidatura. A entrevista estava prevista para hoje de manhã.

A decisão da Justiça Eleitoral aconteceu após a candidata a vice na chapa de Sabará, Marina Helena, ter pedido no sábado a renúncia à candidatura. Na semana passada, Sabará foi expulso do Novo, mas ele manteve a candidatura.

Na última quarta-feira (21), a CEP (Comissão de Ética Partidária) do Novo decidiu, por unanimidade, pela expulsão em razão de ele "não ter apresentado informações verdadeiras sobre a sua formação acadêmica" e por ele ter apresentado dados diversos sobre sua declaração de bens à Justiça Eleitoral.

Sabará declarou que tinha cerca de R$ 15 mil em bens. Posteriormente, corrigiu o valor para mais de R$ 5 milhões. Sobre a formação acadêmica, seu currículo indicava que cursava pós-graduação de Gerente de Cidades, mas a FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) declarou que Sabará cursou um semestre do curso de Relações Internacionais na instituição. A denúncia contra Sabará foi apresentada pelo deputado estadual Daniel José (Novo-SP).

À Justiça Eleitoral, o diretório municipal do Novo decidiu que não irá substituir os candidatos e pediu a extinção do registro de candidatura e a retirada do número da chapa das urnas eletrônicas.