Porto Alegre: Sebastião Melo lidera contra Manuela no 1º Ibope do 2º turno
A primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para o segundo turno da eleição municipal em Porto Alegre mostra Sebastião Melo (MBD) na liderança, contra Manuela D'Ávila. O levantamento corrobora a virada de Melo no primeiro turno, quando apesar de as pesquisas indicarem vantagem da rival, ele foi o mais votado nas urnas.
No Ibope divulgado hoje, Melo aparece com 49% dos votos totais, enquanto Manuela tem 42%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.
Votos válidos
Em relação aos votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, o resultado fica da seguinte forma.
- Sebastião Melo (MDB): 54%
- Manuela D'Ávila (PCdoB): 46%
Intenção de comparecimento
Devido à pandemia do coronavírus, que resulta em medidas restritivas e com protocolos de segurança, o Ibope também perguntou aos entrevistados sobre a intenção de comparecimento.
- Com certeza comparecerá para votar: 91%
- Ainda está em dúvida se comparecerá para votar: 7%
- Não comparecerá para votar de jeito nenhum: 2%
- Não sabe/ Não respondeu: 0%
No primeiro turno em Porto Alegre, a abstenção do eleitorado chamou a atenção. O índice chegou a 33% dos eleitores, mais do que qualquer candidato à prefeitura conseguiu somar.
Para este levantamento, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 22 e 24 de novembro. Encomendada pela RBS, afiliada da TV Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-03118/2020.
O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.