Topo

Porto Alegre: Sebastião Melo lidera contra Manuela no 1º Ibope do 2º turno

Do UOL, em São Paulo

24/11/2020 19h38Atualizada em 28/11/2020 20h48

A primeira pesquisa Ibope de intenções de voto para o segundo turno da eleição municipal em Porto Alegre mostra Sebastião Melo (MBD) na liderança, contra Manuela D'Ávila. O levantamento corrobora a virada de Melo no primeiro turno, quando apesar de as pesquisas indicarem vantagem da rival, ele foi o mais votado nas urnas.

No Ibope divulgado hoje, Melo aparece com 49% dos votos totais, enquanto Manuela tem 42%. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Votos válidos

Em relação aos votos válidos, isto é, excluídos brancos, nulos e abstenções, o resultado fica da seguinte forma.

  • Sebastião Melo (MDB): 54%
  • Manuela D'Ávila (PCdoB): 46%

Intenção de comparecimento

Devido à pandemia do coronavírus, que resulta em medidas restritivas e com protocolos de segurança, o Ibope também perguntou aos entrevistados sobre a intenção de comparecimento.

  • Com certeza comparecerá para votar: 91%
  • Ainda está em dúvida se comparecerá para votar: 7%
  • Não comparecerá para votar de jeito nenhum: 2%
  • Não sabe/ Não respondeu: 0%

No primeiro turno em Porto Alegre, a abstenção do eleitorado chamou a atenção. O índice chegou a 33% dos eleitores, mais do que qualquer candidato à prefeitura conseguiu somar.

Para este levantamento, o Ibope conversou com 805 pessoas entre os dias 22 e 24 de novembro. Encomendada pela RBS, afiliada da TV Globo na região, a pesquisa foi registrada no TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul) sob o protocolo RS-03118/2020.

O levantamento tem nível de confiança estimado em 95%, o que significa dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerada a margem de erro.