Topo

Ministério da Justiça registra 254 ocorrências; número de prisões vai a 53

Do UOL, em São Paulo

29/11/2020 10h28Atualizada em 29/11/2020 15h06

O Ministério da Justiça e Segurança Pública registrou 254 ocorrências ligadas a eleição até as 15h de hoje, sendo 197 por crimes eleitorais. Quanto ao número de prisões, foram 53 eleitores presos ou conduzidos a cartórios eleitorais ou delegacias para prestar esclarecimentos. No balanço não foram especificados os locais das ocorrências.

De acordo com o boletim, as ocorrências de crimes eleitorais somaram 193, entre elas, 52 por boca de urna, 35 por desordem (que atrapalharam os trabalhos eleitorais) e 94 por desobediência a ordens da Justiça Eleitoral. Foram quatro notificações de concentração de eleitores e 52 por boca de urna.

Com relação a crimes comuns relacionados à eleição, foram cinco ocorrências: por furto, por ameaça, por porte ilegal de arma de fogo, por lesão corporal e outra de vias de fato. Houve ainda 42 notificações por indicações de desinformação sobre o Processo Eleitoral, quatro por bloqueio de vias e uma por manifestações no entorno dos locais de votação. Dois inquéritos policiais foram instaurados para apurar as irregularidades.

Veja o total de ocorrências:

  • Crimes comuns relacionados às eleições: 5
  • Crimes eleitorais: 197
  • Desinformação nas eleições (TSE e PF): 42
  • Incidentes de Segurança Pública e Defesa Social no Entorno dos Locais de Votação: 10


Também foram registradas a apreensões de dinheiro (R$ 16.382), de material de campanha (1.050 ocorrências) e de seis veículos, possivelmente usados em práticas eleitorais proibidas neste domingo.

Uma ação conjunta das forças de segurança acompanha, em tempo real, desde a meia-noite de sábado, as ocorrências registradas durante o andamento da votação nos 57 municípios com votação hoje. Os boletins serão divulgados a cada duas horas, na página do ministério, até as 21h.

Integrantes da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, do Ministério da Defesa, Tribunal Superior Eleitoral, representantes dos estados e de outros órgãos do governo federal terão acesso às ocorrências. A Operação Eleições 2020 conta com o efetivo de mais de 95.000 agentes e o apoio de 14.556 viaturas.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!