Topo

Bolsonaro com Carlos, Lula fura fila, Dilma longe de Temer: a posse no TSE

Presidente  Jair Bolsonaro na pose de Alexandre de Moraes como presidente do TSE - Reprodução TV
Presidente Jair Bolsonaro na pose de Alexandre de Moraes como presidente do TSE Imagem: Reprodução TV

Do UOL, em Brasília e São Paulo

17/08/2022 04h00

Marcada por um discurso em defesa da democracia e do sistema eleitoral brasileiro, a cerimônia posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite de hoje, reuniu as principais autoridades dos três Poderes do país, inclusive desafetos.

No mesmo espaço estavam o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lideram as intenções de voto para o Planalto em 2022, e os ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), rompidos desde o processo de impeachment da petista em 2016. Também não faltaram aliados de ambos os lados da disputa à Presidência em outubro.

Sem aplauso Moraes foi aplaudido pela plateia algumas vezes ao longo do discurso. Bolsonaro, contudo, ficou inerte e não aplaudiu os trechos mais contundentes da fala, em que o ministro exaltou a agilidade e a transparência das urnas eletrônicas e prometeu atuação do TSE no combate às fake news.

Fura-filas Ao saírem da cerimônia, o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma "furaram" a fila para tirar uma foto com Moraes. No entanto, a saída do ex-presidente foi conturbada. Logo depois da foto, ele atravessou um corredor cumprimentando autoridades enquanto jornalistas se aproximaram para pedir uma declaração.

Com gritos e empurrões, seguranças e assessores fizeram cordão para isolar os jornalistas. Lula evitou responder a perguntas em meio à confusão até a porta de saída. Questionado pelo UOL sobre a presença de Jair Bolsonaro na mesma ocasião que ele, o ex-presidente respondeu que "hoje é dia [da] Justiça Eleitoral".

Irritação na saída Bolsonaro deixou o TSE ao lado da esposa, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, e do filho Carlos Bolsonaro. Ainda durante a cerimônia, o filho Zero Dois do presidente foi fotografado sentado na plateia, de braços cruzados, enquanto todos os espectadores ao redor se levantavam para aplaudir o novo presidente da Corte.

As falas de Moraes contra as fake news foram avaliadas por aliados de Bolsonaro como um recado ao vereador carioca, que sempre foi citado abertamente pelo pai como uma liderança no gerenciamento de suas redes sociais.

Frente a frente Sentado à mesa das autoridades, que também incluía nomes como o presidente do STF Luiz Fux, Bolsonaro ficou frente a frente com Lula, que estava sentado na primeira fila da plateia. Durante a entrada do presidente, o petista não se levantou e foi visto abrindo uma garrafa de água enquanto os demais presentes aplaudiam.

Ao ser anunciado para tomar seu assento ao lado de Edson Fachin, presidente do TSE e alvo de constantes ataques do Planalto, Bolsonaro foi ovacionado pelo público, principalmente por seus ministros, que se levantaram. Já Lula e os demais ex-presidentes permaneceram sentados.

Comes e bebes Cerca de 2.000 convites foram enviados para a cerimônia de posse de Moraes. Além das autoridades, foram convidados amigos e familiares do ministro. Após a cerimônia, o tribunal serviu um coquetel com comes e bebes para os presentes. A festa foi bancada por associações de magistrados, como costumava acontecer antes da pandemia.

Lula e Moraes na posse do TSE -  WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO -  WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-presidente e candidato à presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, cumprimenta o ministro Alexandre de Moraes, que tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff
Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Reencontros Antes do início da cerimônia, Lula e Dilma chegaram ao plenário da Corte e cumprimentaram autoridades. Acompanhado de seu advogado, Cristiano Zanin Martins, Lula chegou e deu um beijo na cabeça de Sepúlveda Pertence, ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) que já foi advogado do petista. Em seguida, falou com Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, atuais membros da Corte.

Dilma, por sua vez, conversou demoradamente com a ministra Rosa Weber, que será a próxima presidente do STF. A ex-presidente sentou-se na mesma fileira que Temer, mas em lados opostos, distantes um do outro. Entre Lula e Dilma, sentou-se o ex-presidente José Sarney, de 92 anos.

Primeiro dos ex-presidentes a chegar ao TSE, Sarney passou alguns minutos sozinho antes do início da posse. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, 91, também foi convidado, mas declinou por motivos de saúde. O tucano mandou uma carta, parabenizando Moraes pela posse.

Dilma, Sarney e Lula - Paulo Roberto Netto/UOL - Paulo Roberto Netto/UOL
De costas, os ex-presidentes Dilma, Sarney, Lula e Temer
Imagem: Paulo Roberto Netto/UOL

Posse concorrida Além de Lula e Bolsonaro, estiveram na cerimônia os presidentes do STF, ministro Luiz Fux, da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A posse também foi acompanhada pelos demais ministros do STF, por 13 ministros do governo Bolsonaro e 41 embaixadores, além de 22 governadores, do procurador-geral da República, Augusto Aras e do presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), entre outras autoridades.