Sakamoto: Bom resultado de Lula no JN assusta Bolsonaro
Em participação no UOL News da noite de hoje, o colunista Leonardo Sakamoto comentou sobre a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, ir ao debate presidencial marcado para domingo (28), em parceria entre o UOL, Folha de S. Paulo, Band e TV Cultura.
Hoje, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, o mandatário disse que "deve ir" ao evento e que será "fuzilado" pelos adversários, mas afirmou que já se preparou para as perguntas.
Segundo apurações de Sakamoto, Bolsonaro ficou "assustado" com o bom desempenho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a entrevista no Jornal Nacional, da TV Globo, na noite de ontem (25).
Na avaliação do colunista, a emissora não pegou leve com o petista, como dizem os aliados de Bolsonaro, mas o ex-presidente é um comunicador melhor que o chefe do Executivo.
"Bolsonaro se comunica muito bem, fala com o público dele com forma muito eficaz. Mas Lula é um excelente comunicador", afirmou.
Sobre a decisão de ir ao debate, Sakamoto disse acreditar que será batido o martelo no último minuto.
Conforme o colunista do UOL Kennedy Alencar, a campanha do PT decidiu que, se Bolsonaro não comparecer, Lula também não irá.
Tebet vai crescer nas pesquisas ao ganhar mais visibilidade, diz coordenador do plano de governo
Simone Tebet (MDB) é a última presidenciável que concederá entrevista ao Jornal Nacional. Ela estará ao vivo hoje, a partir das 20h55. Em entrevista ao UOL News, o ex-governador Germano Rigotto, coordenador do plano de governo da candidata, disse acreditar que, ao ganhar mais visibilidade, Tebet vai crescer nas pesquisas de intenção de voto —atualmente, ela aparece em quarto lugar nos levantamentos.
"A Simone vai aparecer com certeza como uma candidata que vai entrar no meio dessa radicalização entre os dois polos, da direita e da esquerda, com propostas e com aquilo que ela pode para pacificar o Brasil. [?] Com essa visibilidade maior que ela vai ter [entrevista no JN e debates], não tenho dúvida que vai mobilizar a parte do partido [MDB]."
É natural que ministros revejam decisões, diz Sakamoto sobre correção de Moraes
Durante o UOL News, Sakamoto também repercutiu a correção feita pelo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, com relação à própria decisão que já havia tomado.
Primeiro, Moraes vetou uma peça publicitária do governo federal em comemoração do bicentenário da Independência do país por ver "viés político" na campanha. Porém, o presidente do tribunal voltou atrás e autorizou com ressalvas a exibição da campanha.
Segundo o colunista, Moraes está em um contexto de intensa pressão. Nesta semana, por exemplo, ele autorizou o pedido feito pela PF (Polícia Federal) para fazer uma operação na casa de empresários bolsonaristas que, em um grupo de WhatsApp, defenderam um golpe de Estado caso Lula saia vitorioso do pleito de outubro.
"Moraes foi elogiado por uma parte da sociedade, que viu a possibilidade dessas pessoas serem investigadas. Por outro lado, ele foi criticado por quem acha que foi exagero. E no meio disso, Moraes dá essa decisão [da campanha publicitária]. Ele já está com dores de cabeça, para quê mais uma?", questiona.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.