Topo

Tramontina: Lula escorrega e dá armas ao inimigo com fala sobre agronegócio

26/08/2022 09h16

O jornalista Carlos Tramontina, ex-âncora da Rede Globo, analisou, hoje, no UOL News, as entrevistas de candidatos à Presidência da República para o Jornal Nacional. Embora afirme que Lula (PT) teve o melhor desempenho entre os presidenciáveis no programa até agora, criticou uma declaração do petista sobre agronegócio. Também comentou o apoio de seu ex-colega de emissora, Chico Pinheiro, a Lula.

Ontem, durante a entrevista ao Jornal Nacional, Lula afirmou que uma parte do agronegócio é "fascista e direitista". No entendimento de Tramontina, o petista escorregou e "deu armas" para o seu rival, o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição.

"Na hora em que ouvi ele falando que o agronegócio é fascista, falei 'ih, e agora?'. Ele saiu se arrumando, mas demora para fazer o esclarecimento que conseguiu depois. Ficou pendurada a acusação generalizada, para depois dizer o que quis dizer, que não foi exatamente isso - que tem essa turma e essa outra turma. Ele podia ter construído melhor o pensamento dele, não foi feliz e ofereceu de bandeja essa arma para o inimigo", analisou Tramontina.

Mas, no geral, Lula foi melhor do que os outros candidatos, segundo Tramontina: "O Ciro [Gomes]fala bem, mas fala para um grupo de letrados, parece que está viajando lá no alto e traz quantidade de sonhos que torna difícil acreditar no principal que ele falou. Bolsonaro teve agressividade, foi fechado, foi preparado para a guerra, e isso de certa forma aconteceu. Foi um confronto. Sem dúvida nenhuma, Lula teve desempenho melhor, porque fala muito bem e produz frases. Essa frase do 'bobo da corte' é uma sacada boa porque não incorre em crime e cria figura de linguagem que pode colar junto ao público."

Chico Pinheiro poderá ajudar Lula, segundo Tramontina

Tramontina deixou claro que não pretende se envolver com candidatos ou partidos. Mas respeitou a decisão do ex-global Chico Pinheiro, que tem apoiado Lula na campanha. E afirmou que isso pode ajudar o petista: "O Chico Pinheiro, com a experiência que tem de entrevistas, de tanto tempo no ar e conhecedor do espírito do telespectador, poderá ajudar o candidato sobre como se comportar e atingir objetivos."

Veja mais análises dos colunistas do UOL:

Josias: 'Lula prevaleceu de goleada no JN e faz, na Globo, o que Bolsonaro não conseguiu'

Josias de Souza, colunista do UOL, também comparou os desempenhos de Lula e Bolsonaro no Jornal Nacional. E entendeu que o petista levou a melhor na Rede Globo.

"Lula fez o que Bolsonaro não conseguiu fazer. Ele se desvencilhou dos temas espinhosos e atacou o Bolsonaro. Bolsonaro nem citou Lula. E Lula tratou das questões econômicas que interessavam a ele. Lula prevaleceu de goleada. Falou mal do adversário, bem de si e reconheceu erros. Jogou culpa nos outros, nunca nele", analisou Josias.

Mauricio Stycer: 'Globo hasteou bandeira branca para Lula'

Mauricio Stycer, colunista do UOL, entende que um momento chave da entrevista de Lula aconteceu na pergunta inicial de William Bonner.

"Acho que a Globo se antecipou quando o Bonner, na pergunta inicial, elabora um texto que termina com 'o senhor não deve nada a ninguém'. Ali se hasteou uma bandeira branca que deu o tom da entrevista. Nessa fala do Bonner, ficou explicitado que não seria um combate armado, que ia ser uma conversa realmente civilizada. E isso ajudou o Lula a ter a postura que teve durante a entrevista", explicou Stycer.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: