Topo

Atrás de Lula nas pesquisas, Bolsonaro chama Datafolha de 'mentiroso'

Bolsonaro chamou o instituto Datafolha de "mentiroso" durante discurso nas comemorações do 7 de Setembro - Reprodução/Youtube/Flávio Bolsonaro
Bolsonaro chamou o instituto Datafolha de "mentiroso" durante discurso nas comemorações do 7 de Setembro Imagem: Reprodução/Youtube/Flávio Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 13h08

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, chamou hoje o Datafolha de "mentiroso" ao discursar a apoiadores em Brasília durante as comemorações do 7 de Setembro. Pesquisas realizadas pelo instituto têm mostrado o chefe do Executivo atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas intenções de voto.

Muito obrigado meu Deus, por esse momento, por mais esse momento junto com o povo aqui na Esplanada dos Ministérios. Nunca vi um mar tão grande aqui com essas cores verde e amarela, aqui não tem a mentirosa Datafolha, aqui é o nosso data povo aqui a verdade, aqui a vontade de um povo honesto, livre e trabalhador
Jair Bolsonaro

No último levantamento do instituto, divulgado na última quinta-feira (1º), o petista aparecia com 45% das intenções de voto, e o atual mandatário com 32%.

Embora tenha citado nominalmente o Datafolha, pesquisas de outros seis institutos mostram Lula à frente do atual presidente.

O Datafolha faz parte do Grupo Folha, que tem participação minoritária, indireta e em ações sem direito a voto no UOL. O instituto só realiza pesquisas eleitorais financiadas por grupos de comunicação. As pesquisas geralmente são feitas abordando entrevistados em pontos de grande fluxo de pessoas em áreas estabelecidas conforme distribuição do eleitorado brasileiro.

Não é só o Datafolha. Levantamentos feitos por diferentes institutos e publicadas na última semana mostram que o ex-presidente Lula tem vantagem contra o atual mandatário. As pesquisas usam metodologias diferentes — presencialmente ou por telefone. Veja abaixo os resultados.

  • PoderData (divulgada em 7 de setembro): Lula 43% x Bolsonaro 37%
  • Quaest (divulgada em 7 de setembro): Lula 44% x Bolsonaro 34%
  • Ipec (divulgada em 5 de setembro): Lula 44% x Bolsonaro 31%.
  • BTG/FSB (divulgada em 5 de setembro): Lula 42% x Bolsonaro 34%
  • Ipespe (divulgada em 31 de agosto): Lula 43% x Bolsonaro 35%
  • CNT/MDA (divulgada em 30 de agosto): Lula 42,3% x Bolsonaro 34,1%

Agregador de pesquisas. O agregador de pesquisas do UOL também mostra o presidente atrás do petista. A ferramenta criada pelo estatístico Neale El-Dash, do site Polling Data, reúne pesquisas de opinião feitas por 20 empresas diferentes.

No cenário eleitoral de primeiro turno, Lula aparece com 40,4% das intenções de voto e Bolsonaro, com 34,5%.