Poit ataca PT, e Haddad lembra que pai do candidato foi seu secretário
O embate entre os candidatos ao governo de São Paulo Vinicius Poit (Novo) e Fernando Haddad (PT) teve citação ao pai de Poit. Durante debate promovido hoje pelo UOL, em parceria com a TV Cultura e a Folha de S.Paulo, o candidato do Novo acusou o PT de "corrupção" e de "defender bandidos".
Na pergunta, Poit argumentou que "o PT engana e mente para a população" e questionou se Fernando Haddad (PT) iria "encarar essa realidade ou continuar no mundo de faz de conta do PT". Em resposta, no entanto, Haddad rebateu o político dizendo que o pai do candidato, Wilson Poit, foi secretário na gestão petista.
Wilson Poit acumulou, durante o mandato de Haddad, os cargos de presidente da SP Negócios, SP Turis e da secretaria de Turismo. À frente da SP Negócios, o empresário tinha como responsabilidade incentivar as concessões públicas e parcerias-público-privadas da prefeitura. Poit deixou a gestão Haddad em 2015.
A citação ao pai de Vinicius Poit aconteceu enquanto Haddad, ao defender o PT, dizia que "a Controladoria-Geral da União —que, aliás, serviu de modelo para eu criar em São Paulo a Controladoria-Geral do Município— desbaratou cinco quadrilhas". "Vinícius, seu pai era meu secretário, seu pai, Wilson Poit."
Na sequência, Haddad disse que "a máfia do INSS, a máfia do túnel Roberto Marinho, a máfia da feira da madrugada, tudo isso foi desbaratado no meu governo em apenas 18 meses."
Em sua fala, Poit não citou o trabalho de seu pai como secretário na gestão petista, mas fez questão de dizer que ele "ralou muito".
"Pega como exemplo o pequeno agricultor, já que o senhor falou de cultivar, e do meu pai, que veio da roça e ralou muito e trabalha por São Paulo. Seja lá quem estiver aí, Haddad, está com as casas de agricultura caindo aos pedaços, que a gente precisa reformar e transformar em Poupatempo do agro".
Quem é o pai do candidato? Wilson Poit é fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia. Ele também foi secretário de Desestatização e Parcerias nas gestões de João Doria (PSDB) e Bruno Covas (PSDB). Foi ainda diretor-superintendente do Sebrae-SP de 2019 a junho deste ano. Atualmente é presidente do Conselho de Administração da Light, membro do Conselho do Instituto Reúno e Litro de Luz.
Ele também foi membro do conselho do Centro Paula Souza, Banco do Povo e Membro Associado Estatutário na Endeavor, onde atuou como Conselheiro de 2010 a 2014.
Candidatos no debate. Além de Poit e Haddad, participam do debate Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB) e Elvis Cezar (PDT).
Haddad lidera as pesquisas de intenções de voto na pesquisa do instituto Ipec, divulgada na terça-feira passada (6). Rodrigo Garcia (PSDB) possui 14%, atrás de Tarcísio de Freitas (republicanos) com 21%, e Fernando Haddad (PT), com 36%. Poit e Elvis possuem 1% das intenções de votos cada.
Confira outros destaques do debate
Gafe. O ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), candidato a governo de São Paulo, confundiu o Covax Facility, consórcio da OMS (Organização Mundial da Saúde) para compra de vacinas contra a covid-19, com o imunizante Covaxin, que foi alvo de escândalo na pandemia após denúncias feitas na CPI da Covid, no ano passado.
Sem BolsoDoria. O governador de São Paulo e candidato à reeleição, Rodrigo Garcia (PSDB), se esquivou hoje do "BolsoDoria" e afirmou que não tem "padrinho político" ao responder sobre a distância que mantém para caciques políticos, como o ex-governador João Doria (PSDB) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Conversa amistosa entre Haddad e Tarcísio. Colocados lado a lado, em bancadas vizinhas, Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas cumprimentaram cordialmente antes do início do evento e o candidato petista chegou a soltar uma gargalhada.
Novo e PDT ofuscados. Figurantes no debate entre candidatos a governador de São Paulo, Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT) acabaram ofuscados pelos próprios pais, lembrados por Haddad e Garcia.
Participaram desta cobertura: Ana Paula Bimbati, Caê Vasconcelos, Isabela Aleixo, Felipe Pereira, Gabriela Vinhal, Gilvan Marques, Herculano Barreto Filho, Juliana Arreguy, Leonardo Martins, Lucas Borges Teixeira, Mariana Durães, Rafael Neves, Stella Borges, Wanderley Preite Sobrinho
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.