Topo

Maierovitch: 'Republicanos deveria agir republicanamente e expulsar Garcia'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2022 09h56

Em participação no UOL News, o jurista e colunista do UOL Wálter Maierovitch afirmou que o partido Republicanos deveria expulsar o deputado estadual Douglas Garcia após o mesmo tentar intimidar a jornalista Vera Magalhães durante debate para o governo de São Paulo. Maierovitch ainda destacou que, neste eventual cenário, Garcia perderia o registro de sua candidatura e não poderia concorrer a nenhum cargo nessas eleições.

"O que deve fazer o partido que tem o mínimo de decência diante desse espetáculo lamentável? Tem que imediatamente suspender o parlamentar, tem que lhe caçar o registro e tem que expulsar do partido. Se ele for expulso do partido, ele perde o registro de candidato", disse. "Há necessidade de um partido que se diz republicano agir republicanamente", completou.

O jurista acrescentou que a atitude do deputado pode resultar em impeachment na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo). "No âmbito da Assembleia Legislativa, ele é um deputado estadual, essa falta de decoro com uma conduta indecorosa e covarde evidentemente pode gerar impeachment".

Para Maierovitch, Garcia faltou com decoro por ter cometido um crime contra a honra da jornalista Vera Magalhães e sua dignidade. Ele também apontou que, diante das provas gravadas em vídeo, uma investigação se torna indispensável.

"Sem dúvida alguma [deve ser cassado], faltou com o decoro. A lei processual diz que é dispensável a investigação quando existem outros elementos a caracterizar crimes".

Josias: Eduardo Bolsonaro mastiga Douglas Garcia e mostra vertente canibal do bolsonarismo

"A fome com que o Eduardo Bolsonaro veio a boca do palco para mastigar o agressor da jornalista é ver lá que o bolsonarismo também possui a sua vertente canibal. Até ontem, esse Douglas Garcia era um braço do arcaísmo tosco da família Bolsonaro em São Paulo, amiguinho do Eduardo Bolsonaro", disse Josias de Souza durante participação no UOL News.

Temendo um impacto na campanha eleitoral, ele também afirmou que bolsonaristas tentam se desvincular da imagem do deputado, e também assumem que o bolsonarismo fugiu do controle.

"É tragicamente divertido observar as acrobacias que a campanha do Bolsonaro e o seus puxadinhos fazem para simular que não tem nada a ver com esse Douglas Garcia"

Maierovitch: Exército não saber tamanho de arsenal de CACs por cidade revela falta de política de segurança pública

"Essa falta de informação, essa falta de dados e essa falta de uma base de dados em relação às armas, evidentemente revela que há falta de uma política de segurança pública e de segurança das pessoas, de tranquilidade social", disse Maierovitch sobre reportagem exclusiva do UOL que revelou que o Exército não sabe dizer o tamanho do arsenal de CACs em cada cidade brasileira.

Ele ainda citou quem são os maiores portadores de armas para evidenciar essa inexistência de um plano para a segurança pública brasileira.

"As armas são usadas especialmente pelos chamados bandidos, aqueles que querem roubar, assaltar. As armas também representam violência na mão de pessoas que não tem equilíbrio e vão querer matar o outro".

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: