Topo

Tarcísio não consegue responder seu local de votação: 'É um colégio'; veja

Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos - Reprodução
Tarcísio de Freitas, candidato ao governo de SP pelo Republicanos Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

22/09/2022 14h15Atualizada em 22/09/2022 18h33

Candidato ao governo estadual de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não conseguiu responder onde ele vota ao ser questionado hoje durante entrevista a uma afiliada da TV Globo, a Vanguarda, em São José dos Campos (SP).

"Qual seu local de votação, por curiosidade?", perguntou a apresentadora. "Ah, é um colégio", disse o ex-ministro de Infraestrutura do governo Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

A apresentadora reforçou a pergunta: "Sabe o bairro, só pra gente saber qual o colégio?". Neste momento, Tarcísio levantou o ombro e a apresentadora complementou: "Fugiu à cabeça?". E Tarcísio disse: "Fugiu à cabeça".

Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o colégio eleitoral de Tarcísio fica na Escola Carlos Saloni, em São José dos Campos (SP), a três quilômetros da sede da emissora onde o ex-ministro deu a entrevista. Cerca de três horas depois da sabatina, o candidato admitiu que não lembrou o nome do local de votação. "Eu esqueci o nome da Escola".

Diante da repercussão do episódio a dez dias das eleições, a equipe do candidato apoiado por Bolsonaro tenta minimizar o efeito do lapso. Já a do rival Rodrigo Garcia (PSDB) vê o fato com potencial de decidir quem avança para o segundo turno - o governador paulista e Tarcísio estão empatados tecnicamente na vice-liderança, de acordo com as pesquisas e brigam por uma vaga no segundo turno.

A pauta do domicílio eleitoral do ex-ministro marca a sua candidatura desde o início da campanha — quando foi alvo de críticas por participar das eleições sem conhecer São Paulo — ele é carioca e seu domicílio eleitoral era Brasília até setembro do ano passado. A questão chegou a ser judicializada, mas o Ministério Público Estadual arquivou o processo.

Na semana passada, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) aprovou o registro de candidatura, considerando que Tarcísio comprovou o domicílio com o contrato de locação, além de ter parentes que moram na cidade. O entendimento dele foi apoiado por unanimidade.

O PSOL, inclusive, fez um pedido de investigação sobre possíveis irregularidades no domicílio do ex-ministro. Mas o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) manteve o domicílio eleitoral do ex-ministro por decisão unânime.

Rodrigo provoca Tarcísio

O governador Rodrigo Garcia provocou Tarcísio nas redes sociais. Em tom de ironia, indicou ao concorrente o site do TSE para "descobrir o seu local de votação".

Tarcísio respondeu pouco depois, dizendo que esqueceu "do nome da escola", mas que Rodrigo e João Doria (PSDB) "esqueceram das pessoas". O candidato fez uma lista de medidas que "o povo de São Paulo lembra muito bem".

Transferência de domicílio foi feita em setembro de 2021

Nascido no Rio em 1975, Tarcísio morava em Brasília e transferiu o título de eleitor para São Paulo em setembro passado. Na ocasião, ele declarou endereço em São José dos Campos (a 86 km da capital paulista). O ex-ministro disse que tem familiares que residem na cidade do Vale do Paraíba há mais de 20 anos.

A transferência foi feita para que ele pudesse se candidatar por São Paulo, já que a Justiça Eleitoral exige uma residência mínima de três meses no novo domicílio eleitoral.

No entanto, reportagem da Folha de S.Paulo mostrou que o ex-ministro não morava no endereço declarado. Tarcísio indicou como residência um apartamento em um bairro nobre que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de seu cunhado.

A reportagem do jornal foi até o local e conversou com o porteiro, que informou que o apartamento estava desocupado e em reforma. À época, questionado, Tarcísio admitiu não viver em São José dos Campos, mas disse que seus vínculos com o estado foram comprovados na Justiça Eleitoral.