Mesmo sem nome, PT interpreta nota de FHC como declaração de voto em Lula
O PT comemorou a "nota pró-democracia" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgada hoje. Para lideranças do partido, que compõe a coordenação de campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o texto, que não cita nomes, é interpretado como uma declaração de voto no petista.
Em uma ofensiva do discurso de "frente ampla" para tentar viabilizar a vitória no primeiro turno, petistas já vinham sondando FHC para um gesto de apoio, mas, por questões de saúde, o ex-presidente tem se afastado da vida pública e não havia se pronunciado até então.
A coordenação de campanha de Lula diz ter considerado o gesto "politicamente excelente". Questionado, Lula disse ainda não ter lido.
Apoio cifrado: Na nota, divulgada nesta manhã, FHC pede que apoiadores votem "em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual". Para petistas, as características expressadas por FHC seriam uma indicação indireta de que o alvo do voto é Lula.
"De quem parece que ele está falando? É só ler a nota. Ele cita tudo que Lula defende, essa é a minha leitura", afirma o deputado Márcio Macedo (PT-SE), tesoureiro da campanha petista.
"Temos que respeitar o estilo de cada um. Esse é o jeito dele", completou Macedo sobre a possibilidade de uma declaração de apoio explícita em um eventual segundo turno.
"Para bom entendedor, meia palavra basta", afirmou o ex-ministro Aloízio Mercadante (PT), coordenador do plano de governo de Lula, em tom semelhante a Macedo.
"Achei muito positivo ele [FHC] estar se manifestando e por valores que são civilizatórios. No meu ponto de vista, a leitura daquilo ajuda muito no debate político", disse.
O deputado Rui Falcão (PT-SP), que também integra a campanha do ex-presidente, diz concordar. "É uma declaração de voto [em Lula]. Os compromissos assumidos estão plenamente contemplados no programa de governo", afirmou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.