Topo

TRE barra candidatura de Lourdes Melo; política viralizou nas redes

Lourdes Melo tentava candidatura ao governo do Piauí pelo PCO  - Reprodução/TV Cidade Verde
Lourdes Melo tentava candidatura ao governo do Piauí pelo PCO Imagem: Reprodução/TV Cidade Verde

Do UOL, em São Paulo

27/09/2022 18h08Atualizada em 27/09/2022 20h51

O TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí) indeferiu hoje as candidaturas de Lourdes Melo e de seu vice, Cloves José, ambos do PCO (Partido da Causa Operária), que tentavam vaga ao Palácio de Karnak, sede do governo do estado. A candidata chamou atenção de internautas no pleito de 2022 após viralizar em um debate entre os concorrentes ao governo. (Assista ao vídeo abaixo)

Acordam as/os Juízas/es do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, por unanimidade, indeferir o presente pedido de registro de candidatura, na forma do voto da Relatora. Trecho da decisão sobre candidatura de Lourdes Melo

O TRE-PI decidiu indeferir a candidatura de Lourdes após o PCO apresentar fora do prazo o nome de Cloves José ao cargo de vice-governador. O candidato anterior ao mesmo cargo na chapa renunciou, e a legenda acabou protocolando o pedido de substituição em 13 de setembro, um dia depois do permitido. Com isso, o MPE (Ministério Público Eleitoral) opinou pelo indeferimento da chapa inteira, o que foi aceito pelos juízes eleitorais.

Ao UOL, por telefone, Lurdes disse que a chapa irá recorrer da decisão do tribunal e que, apesar do que chamou de "perseguição" e "caça às bruxas", ela não irá se calar.

Nós recorremos, continuamos sendo candidatos. Dizemos também que isso é uma 'perseguição dos grandes' aí contra a nossa candidatura. Nós não vamos recuar, nós não vamos nos calar. Eles querem calar a nossa voz, a nossa participação numa eleição. Mas vamos continuar lutando. Lurdes Melo ao UOL

"Eles alegam que a nossa candidatura não foi intermitente, mas nós temos cumprido todos os prazos. É uma ditadura, não é democrática", acrescentou.

Quem é Lourdes Melo?

Lourdes Melo é experiente em disputar eleições: dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) mostram que ela estaria em sua quinta tentativa de chegar ao Palácio de Karnak.

Aos 69 anos de idade, Lourdes Melo é natural de Pedreiras, no Maranhão, mas mora em Teresina, no Piauí, onde cursou licenciatura em Educação Física e fez carreira como educadora. Sindicalista, a candidata tentou seu primeiro cargo político em 2002, quando concorreu ao cargo de vice-governadora na chapa do PSTU, não eleita.

Foi em 2006, já no PCO, que ela tentou se eleger governadora do Estado pela primeira vez. À época, Lourdes Melo recebeu 715 votos (0,05%), ficando na última posição do pleito estadual. Nos anos de 2014 e 2018, a professora aposentada também se candidatou ao governo, sem sucesso.

Em sua extensa lista de eleições constam ainda as candidaturas a vice-prefeita de Teresina, em 2012, e de prefeita da capital piauiense em 2008, 2016 e 2020. Nesta última tentativa de se eleger a um cargo público, ela recebeu 156 votos dos eleitores do município, mas os votos foram anulados pela Justiça Eleitoral.

Neste ano, Lourdes Melo declarou R$ 100 mil em bens. Ela concorria ao pleito de 2022 contra coronel Diego Melo (PL), Geraldo Carvalho (PSTU), Gustavo Henrique (Patriota), Madalena Nunes (PSOL), Rafael Fonteles (PT), Ravenna Castro (PMN), Silvio Mendes (União Brasil) e Gessy Lima (PSC).

"Você quer me calar?"

Em meados de agosto, Lourdes chamou a atenção de internautas, nas redes sociais, após rebater o apresentador Joelson Giordani durante o debate realizado pela TV Cidade Verde, em Teresina.

O episódio inusitado ocorreu no início do terceiro bloco do debate, quando Giordani sorteou o nome de Lourdes e pediu para que ela se dirigisse ao púlpito. Ela teria 30 segundos para formular a pergunta com tema livre e para qualquer um dos candidatos presentes.

"Então, gente... a gente vem para um debate desse...", dizia ela, ao ser interrompida pelo mediador. "A pergunta, por favor, candidata. Para quem a senhora quer fazer a pergunta?"

Lourdes não gostou da interrupção e rebateu: "Ah, você quer me calar? É porque eu tenho que...", afirmava a candidata do PCO ao Palácio de Karnak, antes de ter o áudio do microfone cortado. "Ah, você quer proteger os candidatos?", questionou ela, na sequência. "Pelo contrário, eu quero que a senhora diga para quem vai fazer a pergunta", respondeu o apresentador.

Dias depois, Lourdes Melo surpreendeu jornalistas do programa "Comando Geral", na rádio O Dia, que a aguardavam para uma entrevista. Durante participação de ouvintes, ela ligou ao vivo para os apresentadores para perguntar a localização do estúdio, porque estava atrasada por causa do trânsito e precisava "se localizar melhor".

Em outro debate transmitido pela Rede Meio Norte, Lourdes voltou a chamar atenção pela forma como se referiu ao ministro do STF, Alexandre de Moraes, durante uma fala sobre o sistema de justiça brasileiro: "o ministro cabeça de ovo, cabeça lustrada, está perseguindo nosso partido", disse.