Topo

Alckmin diz que não concorre à vice para ser candidato ao Planalto em 2026

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2022 11h09Atualizada em 30/09/2022 01h07

Geraldo Alckmin (PSB), candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, durante a sabatina Folha/UOL, que não pretende concorrer ao Palácio do Planalto em 2026, em caso de vitória nas urnas nas eleições de 2022.

Questionado se compor a chapa do petista como vice era uma estratégia para ele próprio ser o candidato à Presidência no futuro, Alckmin negou. "Não, não é. Se há alguém que não se preocupa com o futuro sou eu", disse. "Política é destino. Eu nem imaginava ser candidato [a vice de Lula]."

Lula já declarou que não pretende disputar uma eventual reeleição caso seja eleito presidente da República neste ano.

"Nós nem passamos [as eleições] em 2022", disse Alckmin. "Eu só tenho um objetivo: ajudar o Brasil. Se conseguir, já cumpri minha tarefa", concluiu o ex-tucano sobre o assunto.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB), vice de Simone Tebet (MDB), foi entrevistada na segunda-feira (26). Ontem, foi a vez de Ana Paula Matos (PDT), vice-prefeita de Salvador e candidata a vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT).

Candidato a vice do presidente Jair Bolsonaro (PL), o general Braga Netto (PL) não confirmou sua participação. Os encontros ocorrem presencialmente, no estúdio do UOL, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, zona sul da capital paulista.

Assista à íntegra da sabatina com Geraldo Alckmin: