Preso, Faraó dos Bitcoins recebe 37 mil votos para deputado federal no Rio
Preso por suspeita de liderar um esquema bilionário de pirâmide financeira, Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como Faraó dos Bitcoins, obteve 37.035 votos ao cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro e quase conseguiu se eleger ao Congresso Nacional.
A votação alcançada por Glaidson é suficiente para elegê-lo como representante do estado fluminense em Brasília. Entretanto, a candidatura do político do Democracia Cristã foi impugnada no mês passado por unanimidade pelos ministros do TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio), com base na lei da ficha limpa. Por esse motivo, os votos dele são considerados inválidos.
Acácio foi alvo no ano passado da Operação Kryptos, da PF (Polícia Federal), e chegou a ser preso. Posteriormente, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) revogou a detenção. Porém, como ele possui outros mandados de prisão por acusações de crimes contra o mercado e transações financeiras, permanece atrás das grades no Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio.
O Faraó dos Bitcoins é acusado pelo MPF (Ministério Público Federal) de liderar uma organização criminosa responsável por um esquema de pirâmide financeira que teria movimentado bilhões de reais em criptomoedas.
Glaidson Acácio dos Santos também responde por tentativa de homicídio praticado por grupo de extermínio. Ele nega todas as acusações.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.