Topo

Rodrigo Garcia declara apoio 'incondicional' a Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo e em Brasília*

04/10/2022 15h47Atualizada em 04/10/2022 18h16

Derrotado nas urnas em 2022, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), declarou hoje "apoio incondicional" à candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. Antes de assumir o cargo, o tucano era vice do ex-governador João Doria (PSDB), adversário direto do atual chefe do Executivo federal e postulante à reeleição.

Rodrigo compareceu hoje ao lado de Bolsonaro em um compromisso em São Paulo —a primeira agenda pública dele após o resultado do primeiro turno.

O concorrente do PL está na capital paulista para dois eventos com lideranças evangélicas (Convenção Fraternal das Assembleias de Deus de SP, às 16h; e Reunião de Obreiros e Pastores da Assembleia de Deus Madureira, às 19h). O tucano também anunciou apoio formal à candidatura de Tarcisio de Freitas (Republicanos), que disputará o segundo turno em SP contra Fernando Haddad (PT).

No momento da declaração de apoio, Rodrigo afirmou que a direção nacional do PSDB realizava uma reunião para formalizar a posição de neutralidade na disputa entre Bolsonaro e Lula. Pouco depois, a Executiva Nacional do partido decidiu liberar os diretórios estaduais e filiados no 2º turno das eleições presidenciais.

Indagado pela imprensa se havia comunicado ou não a decisão ao padrinho político, Doria, Rodrigo se esquivou e respondeu ter dado ciência apenas aos caciques do partido: Bruno Araújo, presidente da Executiva Nacional, e Marco Vignoli, chefe do diretório estadual.

Bolsonaro reagiu com otimismo ao apoio de Rodrigo e declarou que a entrada do tucano na campanha à reeleição é "muito bem-vinda".

"Esse apoio do Rodrigo é muito bem-vindo, agradeço de coração, ele já tinha um amigo e agora tem um melhor amigo ainda para as propostas que porventura ele queira sugerir ao governo. Pelo futuro, já que ele é um jovem perto de mim", declarou o presidente, em referência ao novo aliado.

"Nossa união com o governador Rodrigo, que faz parte desse projeto com mais intensidade a partir de agora. É a nossa liberdade que está em jogo também", comentou.

Mais cedo, Bolsonaro recebeu o apoio do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo).

Apoio foi arquitetado por ministro de Bolsonaro

O ministro-chefe da Casa Civil de Bolsonaro, o presidente do PP, Ciro Nogueira, foi na tarde de hoje ao Palácio dos Bandeirantes para ter uma reunião com Rodrigo Garcia e fazer os acertos finais do apoio do tucano ao presidente.

Antes do encontro, Nogueira esteve em um ato do PP que oficializou o apoio da legenda ao ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) na disputa pelo governo de São Paulo contra o ex-prefeito Fernando Haddad (PT). No primeiro turno, o PP apoiou Rodrigo.

*Com informações da Agência Estado