No Círio de Nazaré, Bolsonaro comete gafe e gera incômodo
O presidente Jair Bolsonaro participou neste sábado (8) das festividades do Círio de Nazaré, em Belém (PA). Apesar de negar que a ida à festa seja parte da campanha, a presença gerou incômodo. A passagem também contou com uma gafe em uma postagem do presidente, com erro de grafia ao mencionar a celebração.
A Arquidiocese de Belém emitiu nota dizendo que não convidou o presidente, que tenta a reeleição, e o prefeito da cidade, Edmilson Rodrigues (PSOL) disse, em entrevista do UOL, que Bolsonaro ameaçou a "paz social e a tradição do Círio".
"Ele [Bolsonaro] provocou uma revolta. As pessoas ficaram indignadas, uma indignação generalizada, porque o Círio é de todos e todas, não pode ser de um candidato, de qualquer partido que seja. Nem de Lula nem de Bolsonaro", afirma Rodrigues.
Após ficar cerca de uma hora na embarcação principal da Marinha, Bolsonaro entrou em outra menor, acompanhado por assessores integrantes da campanha.
Ele não desceu com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e deixou o local nesta embarcação, seguido por motos aquáticas.
Oficialmente, ele segue para Brasília, mas, segundo apurou o UOL, o comentário nos bastidores é que, antes da partida, ele vai gravar imagens de campanha na região.
Prefeito comenta gafe de Bolsonaro: No Instagram, Bolsonaro cometeu uma gafe e escreveu "Sírio de Nazaré", ao invés de Círio de Nazaré — que é a grafia correta.
No Instagram, a foto foi exibida por cerca de meia hora, apagada e, em seguida, a republicada com a grafia correta. No Facebook, a imagem com o erro permaneceu no ar. Rodrigues disse que a gafe foi "triste".
"Não merecemos isso, mas é a realidade", afirma Rodrigues.
Presidente não foi convidado. Em nota, a Arquidiocese de Belém diz que Bolsonaro não foi convidado para participar do evento pela instituição nem por parte da Diretoria da Festa de Nazaré ou de qualquer autoridade em nível municipal, estadual ou federal.
"Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil acesso à referida embarcação", afirma em nota. Bolsonaro participou do evento em uma Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial.
A nota, assinada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, diz ainda que não desejam e não permitem que as atividades do Círio sejam usadas com caráter político.
Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.
Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, em nota
Janja participa de festa. O candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não participaria do Círio de Nazaré por ser contra o uso político da festa. Janja, esposa de Lula, acompanha as celebrações. Ela diz que vai participar do Círio para agradecer por Lula ter chegado ao segundo turno e sem nenhuma violência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.