Bolsonaro nega campanha no Pará, mas posta foto e erra: 'Sírio de Nazaré'
O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) postou uma foto no Círio de Nazaré, em Belém (PA), neste sábado (8). O perfil de Bolsonaro no Instagram errou grafia do Círio de Nazaré e corrigiu na sequência.
Na primeira postagem, estava escrito "Sírio de Nazaré". No Facebook, a postagem continua com a grafia errada. Bolsonaro negou que a ida à festa seja parte da campanha .
O concorrente de Bolsonaro no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, em agenda com frades franciscanos em São Paulo na terça-feira (4), que não iria a festa em Belém por ser contra o uso político da festa — Janja, esposa de Lula, acompanhará as celebrações.
Críticos ironizam Bolsonaro. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o ex-governador Flávio Dino (PSB) usaram as redes sociais para ironizar o erro de grafia no Instagram de Bolsonaro.
"Ei, Bolsonaro! Sei que você não conhece nada sobre o país que 'governa', mas pelo menos deveria saber escrever o nome da maior manifestação religiosa do mundo. Sua ignorância e desrespeito com a Amazônia está cada dia mais evidente", escreveu o senador Rodrigues.
"Sírio é quem nasce na Síria. Círio de Nazaré. É que digo: é um falso religioso, que nada conhece da fé cristã e nunca leu a Bíblia", publicou Dino.
Expectativas para o dia. Segundo integrantes da campanha, Bolsonaro não deve discursar ou fazer pedidos públicos de voto, justamente para tentar separar o papel de presidente do de candidato.
Esta é a segunda vez que o presidente acompanha a festa — a primeira foi em 2015, quando ainda era deputado.
Presidente não foi convidado pelo evento. Em nota, a Arquidiocese de Belém diz que Bolsonaro não foi convidado para participar do evento pela instituição nem por parte da Diretoria da Festa de Nazaré ou de qualquer autoridade em nível municipal, estadual ou federal.
"Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil acesso à referida embarcação", afirma em nota. Bolsonaro participou do evento em uma Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial.
A nota, assinada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, diz ainda que não desejam e não permitem que as atividades do Círio sejam usadas com caráter político.
Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.
Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo metropolitano de Belém, em nota
Quem venceu no Pará? Na disputa do primeiro turno, Lula obteve mais votos que Bolsonaro no estado. Foram 52,22% para o petista contra 40,27% para o atual presidente.
Nesta semana, Lula recebeu o apoio do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho, que venceu no primeiro turno com 70,41% dos votos. O segundo colocado era o candidato de Bolsonaro, Zequinha Marinho (PL), que teve 27,13% dos votos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.