Topo

CEO da Quaest: Eleitor de Ciro mostra mais disposição de migrar para Lula

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/10/2022 19h05Atualizada em 13/10/2022 19h21

Pesquisa Quaest divulgada hoje mostrou que os eleitores de Ciro Gomes (PDT) estão mais dispostos a migrar para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) do que para o presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno, de acordo com o diretor do instituto, Felipe Nunes.

"Vimos uma mudança de mais vontade do eleitor do Ciro Gomes de votar no Lula", disse o CEO, em entrevista ao UOL News. "Na rodada passada, esse eleitor estava mais desanimado com essa possibilidade do que agora."

A sondagem da Quaest, feita com entrevistas presenciais e contratada pela Genial Investimentos, aponta Lula na liderança, com 49% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os eleitores recebem uma lista com os nomes dos candidatos. Candidato à reeleição, Bolsonaro (PL) somou 41%.

"Os números de hoje mostram uma estabilidade grande do cenário eleitoral", avaliou Nunes. "Muita coisa aconteceu, apoios foram conquistados, mas, do ponto de vista do eleitor, o cenário está estável."

Ele destacou que, no Nordeste, Lula manteve a vantagem contra Bolsonaro. O presidente, no entanto, é o favorito entre eleitores do Sul e Centro-Oeste.

"Ou seja, o campo de batalha continua sendo o Sudeste, onde temos Bolsonaro indo bem no Rio de Janeiro e em São Paulop, e o Lula ganhando em Minas Gerais", afirmou Nunes.

Bolsonaro continua com dificuldade de conquistar eleitorado feminino, diz CEO da Quaest

O diretor da Quaest também analisou os dados das eleitoras brasileiras.

"A vantagem de Lula entre as mulheres sempre foi muito grande e continua existindo. Lula tem 10 pontos percentuais em relação a Bolsonaro entre as mulheres", disse Felipe Nunes. "No caso dos homens, temos empate técnico, sugerindo que há divisão maior", acrescentou.

Segundo ele, a rejeição do Bolsonaro entre as mulheres foi construída durante a pandemia, principalmente pela maneira como o presidente lidou com a vacinação no país.

"O que os dados mostraram no primeiro turno e continuam apontando para o segundo é que Bolsonaro continua com dificuldade de adentrar esse eleitorado", afirmou.

Caso Paulo Dantas: Lira sai fortalecido após decisão do STJ, diz Chico Alves

Em participação no UOL News, o colunista Chico Alves falou sobre a decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em validar o afastamento do governador de Alagoas e candidato à reeleição, Paulo Dantas (MDB).

"Com essa decisão no plenário do STJ, cai por terra o argumento principal do senador Renan Calheiros de que haveria uma instrumentalização da Polícia Federal", afirmou. "Nessa queda de braço, Arthur Lira sai vencedor porque não há mais o que contestar."

"O que continuamos a estranhar, apesar da maioria do STJ, é porque uma ação desse tipo é feita entre o primeiro e o segundo turno de uma eleição, já que é um fato investigado desde 2017. A população de Alagoas poderia ter outro candidato", completou.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: