A pesquisa Datafolha divulgada hoje (14) apontou Luiz Inácio Lula da Silva na liderança das intenções de votos no 2º turno da corrida presidencial. Enquanto o petista aparece com 53% das intenções de votos válidos, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Para o colunista do UOL Alberto Bombig, o cenário de estabilidade é positivo para Lula e faz com que Bolsonaro tenha que correr atrás do prejuízo.
"A pesquisa não é ruim [para o petista], Lula continua liderando a pesquisa e o Bolsonaro até agora não conseguiu criar um fato capaz de dar uma reviravolta nessa eleição e ele precisa criar, não adianta", disse durante o programa Análise de Pesquisas.
"Quem tem que virar o jogo é o Bolsonaro, não é o Lula. Ele tem que se manter na primeira posição e está se mantendo, então por mais que seja difícil, que demonstre estabilidade e dê medo, Lula está na frente", completou ao analisar a percepção da campanha do PT de que Lula não está crescendo nas intenções de voto.
Durante o programa, Bombig ainda destacou que a cada pesquisa Lula se aproxima mais de uma vitória no 2º turno, tendo em vista que o cenário de estabilidade o mantém na liderança da disputa. "Uma semana se passou e uma semana que ele continua na liderança e o Bolsonaro não conseguiu diminuir essa vantagem".
Toledo: Bolsonaro deve agradecer Guedes por melhora na aprovação do governo
"Se o Bolsonaro vier a ser eleito ele vai ter que ir lá não para Aparecida, mas ele vai ter que ir na casa do Paulo Guedes e agradecer muito ao Paulo Guedes. Se não fosse o Paulo Guedes ele não teria essa taxa de ótimo e bom nessa altura do campeonato à custa de políticas eleitoreiras e um estelionato eleitoral", disse o colunista do UOL José Roberto de Toledo sobre o crescimento da avaliação positiva do governo Bolsonaro.
Para Toledo, o crescimento deve-se em parte à distribuição do Auxílio Brasil, uma vez que a avaliação positiva de Bolsonaro aumentou 12% na região Norte, local onde há um maior número de beneficiários do programa. Desde a pesquisa de 15 de setembro o atual presidente melhorou em 8% a avaliação positiva de seu governo e, para o colunista do UOL, o número é expressivo.
"No último mês, desde a pesquisa do dia 15 de setembro, a avaliação positiva, ou seja, os que qualificam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom, cresceu 8% e constantemente está crescendo. Em um mês, 8% é muita coisa, não é pouca coisa".
Toledo: Indecisos tendem mais a Bolsonaro, mas não é suficiente para virada
"A tendência é quando esse eleitor que ainda não decidiu em que vai votar decidir, a maior parte vai se decidir pelo Bolsonaro e a distância vai diminuir", analisou Toledo.
Ele destacou que os fatores que contribuem para a decisão de voto desse eleitor devem beneficiar o atual presidente, mas também questionou se os votos dessa parcela do eleitorado seriam suficientes para uma vitória de Bolsonaro.
"É o suficiente para virar a eleição? Por enquanto não é. Lula continua sendo favorito, não só pelo retrospecto e pelo histórico de todas as eleições, mas se você pega o potencial de voto dele e compara com o potencial de voto do Bolsonaro, continua sendo muito maior".
O Análise de Pesquisas vai ao ar sempre após a divulgação de pesquisas Ipec ou Datafolha para presidência da República.
Quando: toda semana após divulgação de pesquisa Ipec ou Datafolha.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.