Oposição tenta emplacar termo 'bolsolão' após suspeita de desvio no MA
A suspeita de desvio de R$ 69 milhões dos SUS, no Maranhão, em um esquema relacionado ao orçamento secreto mobilizou a campanha petista e, principalmente, seus simpatizantes nas redes sociais. Hoje (14), um dos focos foi tentar emplacar o termo "bolsolão" para se referir ao orçamento secreto. A palavra foi parar nos "trending Topics" do Twitter
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) chegou a chamar o "bolsolão" de "maior esquema de corrupção da história" em um tuíte, curiosamente usando o mesmo tipo de discurso utilizado por bolsonaristas ao se referir aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).
O influenciador digital Felipe Neto, engajado na campanha de Lula também usou o Twitter para popularizar o termo "bolsolão".
Um vídeo usado por vários simpatizantes da campanha petista também foi bastante compartilhado para, justamente, explicar o esquema de corrupção.
Outros políticos, pesquisadores e personalidades das redes sociais também passaram o dia comentando o termo e o esquema.
CPX significa o quê, mesmo?
O boné com a sigla CPX usado pelo ex-presidente Lula em visita ao Complexo do Alemão, no Rio, na quarta-feira (12), continua dando o que falar na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) que insiste, nas redes sociais, que o significado tem a ver com o crime.
No entanto, CPX é simplesmente uma abreviação de complexo, para se referir a comunidades como o próprio Complexo do Alemão ou o Complexo da Maré.
>Hoje, a campanha bolsonarista trouxa uma nova provocação. O termo Vila do João viralizou nas redes sociais. Tudo porque o local, também no Rio de Janeiro, é dominado por uma facção criminosa rival à que opera no Complexo do Alemão.
Um vídeo bastante compartilhado pelos bolsonaristas traz um homem que faz um desafio e diz para que alguém entre na Vila do João usando um boné com a sigla CPX para ver o que acontece.
Há quem diga que CPX significa outra coisa que tem a ver com picanha, com cachaça e com, ah, dá uma olhada no tuíte abaixo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.