Topo

Após tiros em agenda de Tarcísio, Haddad prega 'paz' na campanha

Do UOL, em São Paulo

17/10/2022 12h28Atualizada em 17/10/2022 14h46

Candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad ficou sabendo pela imprensa que houve um tiroteio em Paraisópolis, zona sul da capital paulista, durante uma agenda do seu adversário no segundo turno, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Haddad participava de uma caminhada junto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Mateus, zona leste de São Paulo. Ao ser questionado pelos jornalistas sobre o que ocorreu durante o evento de Tarcísio, ele manifestou surpresa e afirmou que soube somente pelos jornalistas no local.

Estou sabendo por vocês. Em Paraisópolis?"
Fernando Haddad (PT)

Durante a caminhada, que durou cerca de uma hora, Haddad não fez nenhuma menção aos tiros. A campanha do petista se incomodou com acusações bolsonaristas de que houve um atentado e tem orientado que o assunto seja evitado.

Na entrevista, apesar de pregar respeito, ele alfinetou o rival por não ter comparecido ao último debate entre os dois, promovido pelo SBT. Na ocasião, Haddad foi sabatinado por mais de uma hora.

"Estou fazendo uma campanha de paz e muito respeitosa. Fui ao debate da Band e todas as pesquisas mostraram uma vitória expressiva da minha campanha sobre a dele. Eu nunca faltei com educação e respeito com ninguém. Nunca faltei com respeito ao meu adversário", afirmou.

"Sempre trabalhei no campo da dignidade e da política. É a quarta campanha que faço sem nenhum incidente, falando educado e sem me recusar a debater com ninguém", acrescentou o petista.

O que aconteceu

Tarcísio foi à Paraisópolis para a inauguração do primeiro polo universitário da comunidade e conversava com integrantes do projeto, no terceiro andar do prédio, quando os disparos começaram do lado de fora, por volta das 11h20. A reportagem do UOL Notícias estava no local e ouviu ao menos 25 disparos.

Ele não se feriu. Uma pessoa foi baleada e morreu, segundo o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) —mas não há informações sobre a identidade dela.