Topo

Tales: Bolsonaro deu 'bola fora' com fala sobre moradores do Alemão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

17/10/2022 10h49

No UOL News de hoje (17) o colunista do UOL Tales Faria analisou a participação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) durante debate promovido pelo UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura ontem (16). Para Tales, Bolsonaro errou ao fazer uma associação entre moradores do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, e a criminalidade, podendo, inclusive, perder votos por isso.

"Foi uma bola fora monstruosa do Bolsonaro. Calculo que vai ser usada pela equipe de campanha do Lula nas periferias das cidades. Um candidato que vê pobre como bandido. Se a equipe de campanha do Lula pegar esse trecho e distribuir nas favelas do Rio de Janeiro, na periferia de São Paulo e nas periferias em geral, vai ser muito ruim para o Bolsonaro", disse.

Tales também afirmou que o candidato petista poderia ter explorado mais a suposta ligação de Bolsonaro com milicianos para contra-atacar. "O Lula poderia ter ido mais além na questão da ligação do Bolsonaro com as milícias. Ele falou ali das armas e um miliciano que morava perto do Bolsonaro, mas poderia ter ido mais além".

Reforçando que a fala de Bolsonaro foi uma "bola fora", o colunista do UOL também afirmou que Lula poderia ter explicado melhor sua relação com o Complexo do Alemão. "Faltou o Lula explicar um pouco mais 'olha, CPX é complexo. O senhor não sabe o que é, vê três letras e acha que é bandidagem, mas não é bandidagem'. Faltou Lula dar uma explicada maior nisso".

Tales: Lula perde chance de citar Moro e apontar cara de pau de Bolsonaro

"Lula perdeu muitas oportunidades nesse debate e uma das oportunidades era falar da presença do Moro e dizer 'Bolsonaro, você é muito cara de pau. Você e o Sergio Moro que está aí te instruindo no debate. Vocês dois brigaram, Sergio Moro te chamou de corrupto, disse que estava havendo corrupção no governo' e deixava o Bolsonaro meio assim", disse Tales Faria.

Ele também apontou como uma oportunidade perdida pelo petista a questão da pedofilia, da qual Bolsonaro passou a ser acusado depois de dizer que "pintou um clima" com meninas venezuelanas de 14 e 15 anos em um podcast. "Lula deveria ter perguntado depois que o Bolsonaro leu a decisão do ministro Alexandre de Moraes se ele disse ou não disse que pintou um clima com as menininhas de 14 anos a 16 anos. 'Pintou um clima? Você disse isso? Ou é tudo mentira?'".

Polito: Sorriso de Lula era de nervosismo; Bolsonaro usa muleta psicológica

"Os dois estavam muito nervosos. O nervosismo do Lula foi demonstrado pelo fato de esfregar as mãos de uma maneira mais acentuada do que normalmente. O sorriso do Lula, que geralmente é utilizado como ironia ou deboche para desestabilizar o oponente, e normalmente ele consegue isso, dessa vez o sorriso do Lula era um sorriso de nervosismo. Ele realmente não estava à vontade", afirmou o colunista do UOL Reinaldo Polito.

"Durante muito tempo Bolsonaro ficou com um papel na mão em momentos que não tinha a intenção de ler aquilo que estava no papel. Era só uma muleta psicológica porque ele não sabia onde deixar as mãos", disse sobre o atual presidente.

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: 8h, 12h e 18h, sempre ao vivo.

Quando: de segunda a sexta às 8h, 12h e 18h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. Veja a íntegra do programa: