Lula diz que Bolsonaro se comporta como pedófilo: 'É o tratamento que dá'
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem "comportamento de pedófilo" ao comentar fala de seu adversário sobre meninas venezuelanas. A declaração do petista criticando o atual chefe do Executivo foi feita durante entrevista no canal Flow Podcast, no YouTube.
"O comportamento dele agora, o comportamento no caso das meninas da Venezuela, é o comportamento de um pedófilo. E ele percebeu isso. Por isso é que ele ficou apavorado e tentou se explicar o mais rapidamente possível", disse Lula.
Segundo o petista, Bolsonaro não reuniu grupos como organizações da sociedade civil, trabalhadores, sindicatos, mulheres e negros durante seu governo. "Ele vive por conta de alimentar os milicianos dele de mentira, porque ele tem um exército poderoso de divulgar mentira", disse.
'Pintou um clima'. A declaração de Bolsonaro que viralizou no fim de semana foi feita durante entrevista a um podcast. O candidato à reeleição se referiu a um passeio de moto em que viu adolescentes arrumadas "para ganhar a vida", insinuando exploração sexual infantil. Ele disse que "pintou um clima" e decidiu parar no local.
"Parei a moto numa esquina, tirei o capacete e olhei umas menininhas, três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas num sábado numa comunidade. E vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei, 'posso entrar na tua casa?' Entrei", disse o presidente, na ocasião.
O UOL publicou entrevista com uma das mulheres visitadas pelo presidente. Ela afirmou que, no momento, acontecia uma ação social na casa e uma brasileira que fazia curso de estética foi até lá para atender as estrangeiras.
Hoje, mais cedo, o chefe do Executivo gravou um vídeo, ao lado da primeira-dama Michelle Bolsonaro, comentando o caso.
"Se as minhas palavras, que, por má-fé, foram tiradas de contexto, de alguma forma foram mal entendidas ou provocaram algum constrangimento às nossas irmãs venezuelanas, peço desculpas", afirmou Bolsonaro.
Mentiroso? Logo no início da entrevista,Lula elogiava o formato do primeiro debate para o segundo turno e criticou seu adversário ao dizer que o "problema de debater com o Bozo [Bolsonaro] é que ele é um mentiroso compulsivo".
As fake news também foram um tema comentado por Lula ao longo do debate.
Ele [presidente] tem uma rede poderosa de robôs em que consegue fazer com que essas mentiras cheguem a todo mundo em tempo real, e daqui a pouco você tá se explicando, tem que ficar se explicando."
Lula
Recorde em podcast. Lula bateu o recorde de audiência registrada por Bolsonaro, quando participou de entrevista realizada pelo Flow, em agosto deste ano —antes da campanha eleitoral. Em uma segunda-feira, o atual presidente alcançou 550 mil espectadores simultâneos. O petista superou a marca de 1 milhão.
Nesta terça-feira (18), o programa com Lula registrou em apenas 20 minutos o pico de audiência da entrevista com Bolsonaro —por volta das 19h24, o petista somava 645 mil internautas simultâneos.
Ao longo do dia, aliados e lideranças do PT (Partido dos Trabalhadores) mobilizaram a militância para acompanhar a transmissão. Entre os nomes, está o deputado federal André Janones (Avante-MG), que fez uma espécie de desafio.
"Conforme anunciei ontem, está confirmada a ida de Lula no 'Flow' amanhã, às 19h. Bora quebrar o recorde de audiência? Quem topa o desafio?", publicou o deputado nas redes sociais.
A entrevista com Lula para o podcast começou pouco depois das 19h e durou 1h40 horas. Com Bolsonaro, foram cinco horas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.