Topo

Mais uma mentira do Bolsonaro, ele tem tudo a ver com Jefferson, diz Lula

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 15h45Atualizada em 24/10/2022 16h47

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse hoje que Jair Bolsonaro (PL) mente mais uma vez ao negar ser aliado do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que reagiu ontem a tiros contra policiais federais que tentavam cumprir um mandado de prisão, e disse que o caso 'envergonha' o país. "Ele tem tudo a ver com Jefferson", afirmou o petista sobre o adversário neste segundo turno, durante entrevista coletiva em São Paulo.

Jefferson foi indiciado por quatro tentativas de homicídio. Ontem, logo após os primeiros vídeos de Jefferson passarem a circular pelas redes sociais, Lula afirmou que a reação do ex-deputado não foi normal" e que é preciso "bom senso na convivência democrática".

"Tem tudo a ver." Bolsonaro refutou a relação com o aliado de longa data, chamando Jefferson de "bandido" e mentiu ao dizer que não havia foto de ambos juntos — a despeito de vários registros púbicos.

Em entrevista coletiva hoje, em São Paulo, Lula foi questionado sobre o caso e voltou a dizer que Bolsonaro é "um mentiroso compulsivo".

Mais uma mentira do presidente, que quis passar para a sociedade brasileira que não tinha nada com o Roberto Jefferson, quando ele tem tudo com o Roberto Jefferson"
Lula, em coletiva

"O que aconteceu ontem envergonha mais o nosso país. Eu não sei por que o presidente decidiu mandar um ministro, o presidente queria que fosse uma caravana para tentar resolver um assunto que era só de polícia", disse Lula.

A desfaçatez com que ele despreza um aliado, um aliado de todas as horas, que esteve com ele nas eleições, que esteve com ele ofendendo a Suprema Corte, a Justiça Eleitoral -- e, de repente, ele fala que não conhece e chama o rapaz de bandido, um cara que é aliado dele"
Lula, em coletiva

"Fotografia e resultado." Ontem, Lula já havia relacionado a reação de Jefferson a atos de violência que, segundo ele, são estimulados pelo presidente. Em inserção que começou a ser veiculada na televisão hoje, a campanha petista faz relação similar, mostrar vídeos de agressões de bolsonaristas.

Jefferson é fotografia e resultado do que acontece no governo Bolsonaro, ele é resultado de tudo que foi plantado nesse país, ele é resultado de um momento de muitas mentiras no Brasil"
Lula

"Ele [Bolsonaro] plantou isso e está colhendo, quem planta vento colhe tempestade", completou

Os agentes cumpriam a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes após Jefferson, que estava em prisão domiciliar, xingar a ministra Cármen Lúcia, do STF, e a comparar com "prostitutas", "vagabundas" e "arrombadas" em uma publicação na internet.

Jefferson estava proibido de usar as redes sociais, justamente por outra ordem de Moraes. A gravação foi publicada no perfil da filha de Jefferson, a ex-deputada federal Cristiane Brasil (PTB), que teve a conta suspensa.

"Não é possível, o comportamento dele dentro de casa. O cara é colecionador de arma, a arma não poderia ser usada, não poderia funcionar. Ou seja, ele tinha arma, na verdade, comprando aos montões por causa de os decretos", criticou Lula.