Topo

Fábio (PSD) desbanca candidato de Lula e é eleito governador de Sergipe

Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito hoje ao governo de Sergipe - Divulgação
Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito hoje ao governo de Sergipe Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

30/10/2022 19h14Atualizada em 30/10/2022 19h55

Deputado federal em segundo mandato, Fábio Mitidieri (PSD), 45, venceu hoje a eleição para governador de Sergipe e vai comandar o estado pelos próximos quatro anos. Ele foi apoiado pelo atual governador, Belivaldo Chagas (PSD) e obteve 51,70% dos votos válidos.

Fábio derrotou o senador Rogério Carvalho (PT), que era o candidato oficialmente apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O governador eleito também já havia declarado voto em Lula.

A eleição marcou uma virada de Fábio, que no primeiro turno ficou atrás do petista, com 38,91% dos votos válidos. Já Rogério teve 44,7%.

A vitória se tornou especialmente marcante porque, no segundo turno, Rogério conseguiu o apoio mais disputado do estado: o do bolsonarista Valmir de Francisquinho (PL), que teve seu nome barrado na disputa pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas foi o candidato mais votado no primeiro turno.

Valmir foi a escolha de 457.922 eleitores, bem mais do que Rogério Carvalho, que teve 338.796, ou Fábio, com 294.936. Entretanto, devido à cassação da chapa, seus votos foram considerados nulos.

Valmir ainda tentou a validação dos votos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), após o TSE anular sua inelegibilidade, na semana seguinte ao primeiro turno. Contudo, seu recurso foi negado e ele continuou fora da disputa.

O bolsonarista afirmou que decidiu apoiar Rogério em oposição à candidatura de Fábio, que, segundo ele, seria o responsável por influenciar a Justiça para que ele não fosse candidato em 2022.

Fábio retrucou a acusação e disse que foi um advogado do PT quem havia pedido a cassação. "O povo viu que só foi Valmir fechar um acordo com você que, milagrosamente, reverteu o caso e está elegível", disse ao opositor em um dos debates.

Além do atual governador, Fábio teve apoio do senador Alessandro Vieira (PSDB), quarto colocado na disputa no primeiro turno (contando com Valmir).

Quem é o novo governador?

Fábio é administrador formado e começou sua carreira política em 2009, um ano após ser eleito vereador por Aracaju. No mesmo ano, virou secretário Municipal de Esportes.

Em 2014, foi eleito deputado federal e quatro depois foi reeleito com o maior número de votos em Sergipe para a Câmara Federal. Foi o quarto mais votado do país em termos percentuais.

O vice-governador eleito é o empresário Zezinho (PDT).