Convenções de partidos começam com indefinição de vices e disputa de apoios

As convenções partidárias em São Paulo começam neste sábado (20) com indefinições sobre pré-candidatos à vice para prefeitura e em meio à disputa de apoio político.

O que aconteceu

A chapa do pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) com Marta Suplicy (PT) abre as formalizações das candidaturas. O deputado foi primeiro pré-candidato a anunciar o nome da ex-prefeita para vice.

Presidente Lula (PT), ministros do governo e cerca de 10 mil pessoas são esperados na zona norte para a convenção de Boulos. A ideia do evento é exaltar também as gestões do PT na cidade, com Luiza Erundina (hoje PSOL), Marta e o hoje ministro Fernando Haddad (Fazenda).

O pré-candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) marcou para 3 de agosto a convenção de sua coligação. A expectativa é que o evento tenha um tom festivo, assim como de seu adversário Boulos. O prefeito escolheu o coronel da PM Ricardo Nascimento Mello Araújo (PL), indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para ser seu vice.

Nunes aguarda, entretanto, o apoio oficial do União Brasil — a relação do emedebista com a legenda sofreu instabilidades nas últimas semanas. O partido, que tem o presidente da Câmara, Milton Leite, como cacique na cidade, marcou para este sábado a convenção. A ideia é decidir no evento quem a legenda apoiará — uma ala do União passou a trabalhar com a possibilidade de Leite ser lançado como candidato.

Dirigentes do União também discutiram o apoio a Pablo Marçal (PRTB). O partido do empresário ainda não marcou a data da convenção nem anunciou quem será o vice. Em sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo ele indicou que poderia ter uma mulher como vice, ao citar o nome da médica Nise Yamaguchi (União Brasil).

PSDB e PSB ainda conversam sobre um possível apoio e chapa conjunta. Em sabatina do UOL, a pré-candidata Tabata Amaral (PSB) afirmou que o diálogo com os tucanos está aberto. "O PSDB tem até o dia 27 para tomar uma decisão", afirmou a deputada.

Tanto Tabata, como o PSDB marcaram a convenção para 27 de julho. Os tucanos anteciparam o evento para afastar rumores de desistência do pré-candidato José Luiz Datena (PSDB), que desistiu da corrida eleitoral quatro vezes.

Partido Novo também tem chapa definida. O partido Novo realizará a convenção neste domingo (21), na capital paulista, para lançar a candidatura de Marina Helena e seu vice Coronel Priel.

Continua após a publicidade

Paes e Ramagem nos palanques

No Rio de Janeiro, o pré-candidato à reeleição Eduardo Paes (PSD) realiza neste sábado a convenção de sua candidatura. O prefeito não deve anunciar o vice de sua chapa agora — a definição da vaga, cortejada por PT, PSB e PDT, deve ficar para agosto, quando se encerra o prazo de registro das candidaturas.

Na segunda (22), o PL do Rio oficializa a candidatura de Alexandre Ramagem. A convenção do partido acontece em meio a desgaste provocado pela investigações da Abin paralela — Bolsonaro, que esteve com o pré-candidato em eventos nesta semana, não deve participar.

A convenção do Diretório Municipal do MDB de São Paulo será o momento de mostrar a amplitude da coalizão política em torno da reeleição do prefeito Ricardo Nunes e a força popular que o sustenta.
Enrico Misasi, presidente do diretório municipal do MDB de São Paulo

A partir de agora acaba o treino e começa o jogo, e isso vai significar uma nova etapa. Estamos montando a maior frente progressista da história da cidade de São Paulo.
Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL

Veja as datas das convenções dos pré-candidatos em SP

  • Guilherme Boulos (PSOL): 20 de julho
  • Marina Helena (Novo): 21 de julho
  • José Luiz Datena (PSDB): 27 de julho
  • Tabata Amaral (PSB): 27 de julho
  • Altino Prazeres (PSTU): 3 de agosto
  • Ricardo Nunes (MDB): 3 de agosto
  • Ricardo Senese (UP): 4 de agosto
  • Pablo Marçal (PRTB): data não definida

Deixe seu comentário

Só para assinantes