Imprensa local aponta vitória de candidata conservadora nas eleições da Coreia do Sul
A candidata conservadora Park Geun-hye foi eleita a primeira presidente mulher da Coreia do Sul, segundo informam algumas redes de TV sul-coreanas.
Com um terço dos votos apurados, Park já teria 52,8% dos votos. Seu rival, o progressista Moon Jae-in, teria obtido 46,8% de apoio, segundo a rede pública "KBS" e as emissoras privadas "SBS" e "MBC".
Mais de 40 milhões de eleitores votaram para a escolha do novo presidente da Coreia do Sul nesta quarta-feira (19). Há 13.542 colégios eleitorais em todo o país. A disputa está polarizada entre a conservadora e Jae-in.
O atual presidente sul-coreano Lee Myung-bak já teria parabenizado a candidata pela vitória, segundo a Associated Press.
Park Geun-hye é filha do ex-presidente Park Chung-hee (1963-1979), apontado por especialistas como ditador. Segundo as últimas pesquisas de opinião, a disputa entre Geun-hye e Jae-in está acirrada. Pelas pesquisas, a filha do ex-presidente conta principalmente com o apoio dos eleitores mais velhos.
O atual presidente da Coreia do Sul, Lee Myung-bak, é alvo de críticas por parte dos eleitores, que reclamam de problemas na área econômica. "Eu quero um presidente que melhore a vida das pessoas comuns, pois o país está em uma situação muito difícil”, disse Bae Young-ae, 66, dono de um supermercado.
Nas campanhas, Geun-hye e Jae-in disseram que vão melhorar as condições econômicas no país, dando mais poder de compra aos consumidores e apoio às pequenas e médias empresas. Porém, eles divergem sobre as medidas que devem ser adotadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.