Topo

Moradores de Oklahoma usam rede social para recuperar documentos e bichinhos de estimação

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 09h42

Moradores da região de Oklahoma City (EUA), atingida por um tornado na segunda-feira (20) que deixou ao menos 24 mortos, estão usando as redes sociais na internet para encontrar fotos, documentos e até bichinhos de estimação.

Veja onde fica Oklahoma City (EUA)

Por causa do tornado, muitas fotos e documentos são encontrados mais de 150 km distantes do local onde originalmente estavam. Por isso, vários moradores de Oklahoma estão postando no Facebook fotos dos objetos encontrados.

Vários grupos já foram feitos para promover este reencontro de donos e fotos ou documentos. Muitas vezes, um retrato rasgado é tudo o que uma pessoa que perdeu tudo com o tornado consegue recuperar.

Leslie Hagelberg vive em Tulsa, a cerca de 150 km da área mais atingida pelo tornado. Ela criou o grupo “OK Tornado Doc & Picture Recovery”, que já conta com mais de 11 mil membros.

"Já postaram fotos, bichinhos de estimação e até uma urna", afirmou à "ABC News".

Um outro grupo, o OK Pets, foi criado apenas para reunir donos e animais de estimação. Além de cachorros e gatos, os membros postam fotos até mesmo de cavalos, vacas e passarinhos perdidos após o tornado.

O tornado de segunda feira atingiu o nível EF-5, o mais potente na escala de magnitude do fenômeno, com ventos de mais de 320 km/h, e arrasou a cidade de Moore, de 55 mil habitantes, levando tudo em sua passagem, carros, casas, postes de energia elétrica, além de ter provocado incêndios pontuais em um fenômeno que durou 45 minutos.

A região de Oklahoma City, onde fica Moore, está no chamado "Corredor dos Tornados", que vai de Dakota do Sul ao centro do Texas, uma região particularmente vulnerável aos fenômeno. (Com AFP)