Topo

Ucrânia diz ter resgatado todos os corpos das vítimas do MH17

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 13h06Atualizada em 21/07/2014 14h03

Os trabalhos de busca e resgate dos corpos das vítimas da queda do avião da Malaysia Airlines no leste da Ucrânia terminaram nesta segunda-feira, anunciou o vice-primeiro-ministro ucraniano, Vladimir Groisman.

"Os trabalhos de busca dos corpos terminaram. Encontramos 282 corpos e 87 fragmentos que pertencem a 16 cadáveres das vítimas", disse em entrevista coletiva em Kiev.

Os vagões refrigerados do trem onde se foram depositados os corpos das vítimas do Boeing 777 da Malaysia Airlines sairão na noite desta segunda-feira de Donetsk rumo à vizinha região da Carcóvia, no sudeste da Ucrânia, onde estão centralizadas as investigações da tragédia.

"Todos os corpos das vítimas foram colocados em dois vagões refrigerados, e esperamos que permitam esse trem sair rumo a Carcóvia [na Ucrânia; não confundir com Cracóvia, na Polônia], que é o lugar que acordamos antes com as partes [os rebeldes russófilos]", disse Groisman. 

Nesta segunda, investigadores holandeses examinaram  corpos das vítimas do avião da Malaysia Airlines que estavam sendo mantidos em trens frigoríficos, em meio à pressão crescente sobre rebeldes pró-Rússia para que ampliem o acesso à área.

Estes foram os primeiros especialistas estrangeiros a chegar na região onde o Boeing 777 caiu na semana passada, matando todos os 298 ocupantes.

Os três investigadores disseram que o trem, com 196 corpos, deverá deixar a cidade de Torez, controlada pelos rebeldes, para iniciar o processo de identificação. Um segundo trem chegou no domingo para recolher mais corpos.