Topo

Vídeo mostra homem com possível caixa-preta do avião que caiu na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 09h57Atualizada em 21/07/2014 10h12

Um vídeo divulgado pela agência de notícias Reuters mostra um homem carregando o que pode ser uma das caixas-pretas do Boeing 777 da Malaysia Airlines que caiu na Ucrânia na última quinta-feira (17).

Vestindo roupas camufladas como as usadas pela equipe do Ministério de Emergências da Ucrânia, o homem leva nas mãos um objeto de cor laranja.

Os milicianos que controlam as operações de resgate no local chegaram a divulgar, logo após o acidente com o voo MH17, que tinham recolhido duas caixas-pretas do avião, mas a informação foi negada por um dos líderes separatistas. 

O objeto mostrado no vídeo tem as características de uma caixa-preta, de acordo com a Reuters. As imagens foram gravadas na sexta-feira (18). Em russo, pode-se ouvir as palavras “gravador de voo”.

Investigações realizadas pelo serviço de inteligência dos Estados Unidos concluíram que a aeronave comercial com 298 pessoas a bordo, a maioria cidadãos da Holanda, foi abatida por um míssil disparado do solo, de uma região no leste ucraniano controlada por separatistas.

Os EUA acusam a Rússia de apoiar os milicianos, e há suspeitas de que o aparato usado para derrubar o avião tenha sido fornecido por Moscou.

Autoridades internacionais têm insistido que os separatistas não estão cooperando com o trabalho de resgate das vítimas e com os investigadores do incidente. Há relatos de que os milicianos que tomam conta do local estão violando o respeito aos mortos, amontoando os corpos em vagões frigoríficos.